Boullier cita restrições ao desenvolvimento na F1 e diz que McLaren “precisa se renovar um pouco”

Diretor de corridas da McLaren, Éric Boullier citou as restrições ao desenvolvimento na F1 e avaliou que o time de Woking precisa se renovar. Dirigente falou em mudança de cultura

Éric Boullier acredita que a McLaren precisa se renovar se quiser voltar a andar na frente na F1. De acordo com diretor de corridas, o time de Woking tem de aceitar a mudança de cultura na F1 para conseguir se colocar definitivamente como candidata ao título. 
 
Recém-chegado ao time, Boullier citou um comentário do diretor-executivo Ron Dennis e avaliou que a McLaren hoje é mais focada em engenharia do que em corrida e confiante demais em sua capacidade de recuperação.
 
“A McLaren tem feito a mesma coisa por um longo tempo – talvez por tempo demais”, avaliou Boullier. “Agora precisa se renovar um pouco”, continuou. 
Eric Boullier afirmou que a McLaren precisa se renovar (Foto: Getty Images)
“Eu uso as palavras do Ron, que disse que isso se tornou um time de engenharia ao invés de uma equipe de corrida. Nós perdemos um pouco de flexibilidade. Talvez também tenhamos perdido [a habilidade] de olhar para fora também”, ponderou. 
 
Na visão de Boullier, o time não tem apenas que olhar para si próprio, mas também aprender com os erros e acertos das equipes rivais.
 
“É um esporte muito competitivo, então nós devemos sempre monitorar o que os outros estão fazendo”, falou. “E se alguém é melhor do que você, precisa tentar entender o motivo, ao invés de olhar para si mesmo e esperar que sejamos melhores algum dia”, seguiu. 
 
“Tem um pouco de mudança de cultura. Teve uma mudança drástica no departamento de aerodinâmica da McLaren e eu acho que tem uma nova estratégia e uma nova liderança para nos levar até onde deveríamos estar”, comentou. “E a partir deste ponto, este será o primeiro passo. E, a partir aí, vamos para o próximo passo, que será tentar vencer e ser um time campeão”, explicou. 
 
Ainda, o dirigente ressaltou que a McLaren segue com uma grande capacidade de recuperação, mas precisa levar em conta as mudanças na F1 e entender que as restrições ao desenvolvimento hoje são outras.
 
“A McLaren foi e ainda é uma grande máquina capaz de se recuperar. A única diferença é que o mundo exterior mudou”, apontou. “Nós não temos mais testes, temos mais e mais restrições no túnel de vento, e mais e mais restrições por toda parte”, listou.
 
 “Então, de um ponto de recuperação, nós temos menos capacidade – não dentro da equipe, mas em termos do que podemos fazer. E isso é algo que talvez tenha sido esquecido ou não tenha sido tratado da forma correta quando assumiram alguns riscos com o conceito do carro”, considerou. “Eles obviamente esperavam se recuperar, mas nós não podemos nos recuperar tanto quando antes”, alertou. 
 
“É uma mudança de estratégia: a forma como você constrói novos carros, a forma como você introduz novos conceitos, tudo foi revisado. Agora não será como antes, porque não podemos nos dar ao luxo de fazer isso”, encerrou. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.