Brawn, chefe da Mercedes, assume responsabilidade por teste secreto com Pirelli: "A decisão foi minha"

Ross Brawn assumiu a responsabilidade pelos testes feitos com a Pirelli em Barcelona e se mostrou tranquilo quando foi perguntado se uma eventual punição poderia ameaçar sua posição na Mercedes. O chefe da equipe alemã também afirmou que o treino não foi secreto, mas privado

Como era de se esperar, o assunto principal da coletiva de imprensa da FIA em Montreal, nesta sexta-feira (7), que contou com a presença dos chefes de Mercedes, Ferrari, Red Bull e Sauber, foi o teste secreto realizado pela Pirelli em conjunto com a equipe da estrela de três pontas. E Ross Brawn respondeu as perguntas dos jornalistas sobre o polêmico treino, afirmando que foi sua a decisão de participar da atividade extra em Barcelona, logo depois do GP espanhol, em maio.

O engenheiro inglês, entretanto, preferiu minimizar as questões relativas ao seu futuro à frente da Mercedes, especialmente caso a equipe seja punida pelo Tribunal Internacional da FIA. A equipe de Brackley vai enfrentar uma audiência disciplinar no final deste mês para responder às acusações de que pode ter violado o Regulamento Esportivo da F1 por conta do treino na Catalunha, onde testou com o atual carro e os dois pilotos titulares.

Ross Brawn assumiu a responsabilidade pelo teste da Mercedes com a Pirelli (Foto: Getty Images)

Depois de rumores durante a pré-temporada que colocaram em dúvida a posição de Brawn na Mercedes por conta das mudanças na cúpula da equipe, agora as especulações já falam que a montadora de Stuttgart pode afastá-lo mais cedo em caso de punição.

"Eu acho que já ouvimos alguns rumores antes e nada aconteceu", disse o britânico, durante a conferência de imprensa. "A decisão de fazer o teste foi minha, e isso é um fato, e vamos ver o que acontece no tribunal e seguir em frente a partir daí", completou.

Brawn também optou por não dar muitos detalhes da razão pela qual a Mercedes entendeu que era possível fazer o teste com o carro de 2013 e afirmou que está ansioso para esclarecer o episódio diante da FIA. "Não diria que está tudo bem neste momento, mas, de novo, eu estou tranquilo e confiante de que, quando estivermos no tribunal, os fatos serão esclarecidos e, então, as pessoas poderão julgar da melhor forma", explicou.

Quando perguntado se poderia explicar a orientação da FIA sobre o uso do carro de 2013, o engenheiro minimizou o assunto. "Acho que não teríamos feito o teste se a Pirelli não acreditasse que poderíamos fazê-lo. Quando formos ao tribunal, vocês terão suas respostas" , disse. 

Por último, Brawn declarou ainda que não acredita que o teste foi secreto, embora as informações sobre o treino não tenham sido compartilhadas com as demais equipes e que a notícia sobre a atividade só veio à tona durante a reunião dos pilotos com a FIA, em Mônaco."Foi um teste privado, mas não secreto. Integridade esportiva é importante para nós, é importante para a Mercedes e, quando os fatos se tornarem claros, as pessoas vão poder julgar melhor a situação", completou.

Paul Hembery, diretor de competições da Pirelli, estava escalado para a mesma coletiva desta tarde, mas não compareceu por orientação dos advogados da fornecedora italiana.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube