Briatore diz que Webber não deve renovar com Red Bull após 2013 e reclama de diretor: "Faltou colhão"
Dirigente criticou duramente a Red Bull depois do ocorrido no GP da Malásia, quando Sebastian Vettel ultrapassou o australiano sem autorização. Flavio Briatore criticou bastante a postura de Christian Horner, chefe de equipe, e disse que o piloto alemão é quem manda
Opinião GP: desonesto com Webber, Vettel põe caráter em xeque
A ultrapassagem de Sebastian Vettel e Mark Webber ainda está rendendo. Primeiro, o australiano afirmou que iria usar o intervalo de três semanas entre o GP da Malásia e a etapa da China para reavaliar o futuro na Red Bull. Nesta terça-feira (25), o pai de Webber desmentiu qualquer especulação e confirmou que o filho disputa a terceira etapa do campeonato normalmente.
Agora quem falou sobre o ocorrido foi Flavio Briatore. Empresário do atual terceiro colocado do campeonato, o dirigente contou que não vê condições na continuidade de Webber na equipe após o ocorrido e que a saída do piloto é o melhor para ele. “Não existe mais nenhuma relação [entre os dois pilotos]”, disse Briatore à RAI Radio.
“Ela [a relação] já estava muito formal entre os dois, e isso ficou muito claro no ano passado. Agora, Vettel diz que vai ajudar Mark a marcar pontos, mas Mark não precisa de qualquer ajuda. Ele deveria ter vencido a corrida, já que é bem possível que Vettel ganhe outras”, falou.
O ex-chefe de equipe da Renault não acredita que a relação entre os dois pode se tornar boa em um curto espaço de tempo. “Não acho que essa relação pode ser corrigida. Eles são profissionais, vão ganhar corridas e assim por diante, mas é impensável que Mark possa ajudar Vettel no futuro, e não acho que Vettel vá ajudar Mark. Então, vamos ter dois inimigos dentro da equipe, e isso pode ser uma vantagem para a Ferrari”, explicou.
Questionado se Webber vai deixar a Red Bull ao final de seu contrato, Briatore praticamente confirmou que o australiano não fica na equipe. “Isso é certo. Ano passado já houve problemas. É um carro muito competitivo, então muitos pilotos querem estar lá, mas Sepang foi a prova de que ninguém está no comando. Vettel é o chefe”, contou.
O italiano aproveitou a chance e criticou duramente Christian Horner, o chefe de equipe dos taurinos. “Se houvesse um chefe com colhões, ele teria mandado trocar as posições novamente”, disse. “Normalmente, o chefe de equipe vai ao pódio na primeira vitória da temporada. Christian sequer teve forças para chegar ao pódio. O fato de que Christian não foi ao pódio depois de uma dobradinha diz muito sobre sua fraqueza em comparação com os outros”, encerrou.
![]() |
As informações do GP da Malásia em tempo real |
![]() |
A classificação do Mundial de Pilotos |
![]() |
A classificação do Mundial de Construtores |
![]() |
As imagens do GP da Malásia de F1 |
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube