Button pede por diferença menor de performance entre compostos da Pirelli para tornar disputa mais justa

Jenson Button acha que a Pirelli deveria se concentrar em diminuir a diferença de performance entre os compostos para tornar mais justa a disputa entre as equipes

Jenson Button acredita que a Pirelli deve se manter focada em 2013 no trabalho de reduzir a diferença de performance entre os compostos, para tornar mais fácil o trabalho dos pilotos e justa a disputa entre as equipes do grid. A imprevisibilidade do comportamento dos pneus na primeira metade temporada foi a grande responsável pela vitória de diferentes pilotos nas primeiras sete etapas do Mundial, já que o desempenho da borracha italiana mudava completamente de uma prova para outra.

A Mercedes, por exemplo, enfrentou problemas sérios de performance na Malásia por conta dos pneus, enquanto que, na corrida seguinte, na China, dominou o fim de semana e saiu vitoriosa com Nico Rosberg. Button, entretanto, acha também que alguns times e pilotos tiveram mais "sorte" que outros na melhor compreensão do comportamento dos compostos em 2012.

 

Button pede menor degradação dos pneus da Pirelli (Foto: McLaren)

"Acho que seria interessante algumas pequenas mudanças nos compostos. Assim como algumas equipes, nós trabalhamos muito para encontrar o melhor caminho com relação ao melhor desempenho dos pneus, mas não precisamos de tanto trabalho assim, na verdade. Seria um pouco mais justo. Alguns caras deram sorte com os pneus no início do ano e alguns não", afirmou o inglês.

"É muito difícil de encontrar a maneira mais correta de trabalhar com os pneus. Além disso, você precisa mudar o carro muitas vezes, a fim de fazer um trabalho melhor", completou.

O britânico, porém, elogiou o menor nível de desgaste apresentado pelos compostos de 2012. "Acho que o desgaste não foi tão ruim durante o ano. O novo asfalto nos EUA proporcionou apenas uma parada, mas isso não aconteceu em outras pistas, o que tornou a coisa menos emocionante. Mas acredito que a FIA e a Pirelli estejam realmente trabalham por uma maior degradação dos pneus", concluiu.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.