Byrne atua como mentor do novo projetista da Ferrari com "entusiasmo de uma criança", diz chefe

O consagrado projetista sul-africano Rory Byrne está atuando como um mentor de Simone Resta, o designer-chefe do time, depois das mudanças executadas pela nova direção da escuderia. Maurizio Arrivabene destacou o entusiasmo do engenheiro

Rory Byrne está atuando na Ferrari como um mentor do novo designer-chefe do time, Simone Resta, dentro do reestruturado departamento técnico da escuderia italiana.
 
O projetista sul-africano se consagrou na escuderia italiana trabalhando sob a gestão de Ross Brawn e Jean Todt antes de se afastar da categoria no meio da década passada. Nos últimos anos, ele voltou a ter uma relação mais próxima, e agora trabalha diretamente com Resta, conforme esclareceu o novo chefe Maurizio Arrivabene, no cargo desde dezembro.
 
“Rory está trabalhando junto com Simone e dando um pouco de sua experiência, como um mentor, sem tirar nada dele. Está trabalhando em alguns detalhes do carro”, disse o italiano. “Ele não é um cara que não venceu, ele venceu muito. Ter um ‘pai’ ou um mentor como ele é ótimo para Simone.”
 
Resta assumiu o comando do design da Ferrari no ano passado, com a saída do então projetista Nikolas Tombazis. Foi uma das muitas mudanças que aconteceram no departamento técnico, reestruturado pelo diretor James Allison.
Arrivabene ainda falou que está impressionado com o entusiasmo de Byrne, hoje com 71 anos. “É inacreditável. Um cara da idade dele ter o entusiasmo de uma criança. Uma noite, perto do Natal, fui a um restaurante e encontrei Rory. Ele estava comendo muito rápido, e eu disse ‘Rory, calma, por que você tem que correr tanto?’. E ele falou que tinha que voltar imediatamente para a fábrica para um encontro com o Resta”, contou.
 
O chefe da equipe ressaltou que o entusiasmo se estende a outros membros da escuderia. “Os caras estão cheios de paixão e totalmente concentrados no trabalho que estão fazendo, e estou bem satisfeito com os resultados até agora”, completou.

A nova Ferrari tem causado uma boa impressão até mesmo nos adversários na pré-temporada. Felipe Massa, Daniel Ricciardo e Nico Rosberg estão entre os pilotos que destacaram o crescimento do time italiano.

PINTURA POR CARIDADE

A nova regra da FIA a respeito das trocas de capacetes ao longo do ano não intimida Sebastian Vettel.Piloto que ‘lançou a moda’ ao trocar frequentemente de capacete ao longo da carreira, Vettel vem usando um casco branco com a bandeira da Alemanha em destaque na pré-temporada com a Ferrari.

Mas dependendo de qual for a punição a ser paga pelo desrespeito a regra, o tetracampeão não deve abandonar definitivamente o hábito.

É VOCÊ, KIMI?

Kimi Räikkönen está sorridente e falante em 2015. É o que diz Maurizio Arrivabene, novo chefe da Ferrari, a respeito da postura do finlandês nos bastidores da equipe durante a pré-temporada. Mas o italiano aponta mais motivos para relatar porque tem certeza que verá o campeão de 2007 provando seu valor no campeonato deste ano. De acordo com Arrivabene, que fez sua primeira aparição como chefe da Ferrari em um circuito nesta semana em Barcelona, o principal fator é o carro. Kimi está bem mais confortável.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.