Campeão da F4 Francesa, Collet prega cautela no caminho rumo à F1: “Difícil sem apoio de fábrica”

Caio Collet tem uma taça no armário, a da F4 Francesa, mas mantém a cautela ao planejar o futuro. Falando ao GRANDE PRÊMIO, o brasileiro destacou que ainda não tem um próximo passo concreto para seguir na caminhada rumo à F1

Caio Collet conseguiu um resultado fundamental para a carreira no último fim de semana. Na rodada de Jerez, o piloto brasileiro carimbou o título da F4 Francesa, o primeiro na carreira de monopostos. É um passo importante no caminho rumo ao grid da Fórmula 1, mas que ainda vai exigir mais: Collet opta por manter os pés no chão na tentativa de concretizar um sonho.
 
“Eu não costumo criar muitas expectativas, acho que os resultados são a consequência do nosso trabalho”, disse Collet, em entrevista ao GRANDE PRÊMIO. “Esse ano estamos trabalhando duro e, graças a Deus, tenho as pessoas certas ao meu lado, o que torna tudo mais fácil”, continuou.
 
Collet chamou atenção no kartismo, sendo definido por Felipe Massa como o próximo brasileiro a competir na F1. Os dois têm um ponto em comum: o vínculo com o empresário Nicolas Todt, filho do presidente da FIA [Federação Internacional de Automobilismo], Jean Todt – “se eu não contasse com o apoio dele, acredito que não estaria disputando corridas na Europa”, destacou o piloto de 16 anos.
Caio Collet já é campeão da F4 Francesa. Qual será o próximo passo? (Foto: KSP Reportages)

O contato com um dos empresários mais conhecidos do automobilismo ajuda, mas um outro poderia fazer ainda mais diferença: o com um programa de desenvolvimento de pilotos. Hoje sem vínculo com qualquer grande marca, o brasileiro fica com um futuro tão promissor quanto indefinido.

 
“Hoje em dia é muito difícil você entrar na Fórmula 1 sem o apoio de uma fábrica. Procuro dar o meu melhor sempre e esperar que as coisas se desenvolvam naturalmente. Estamos muito focados nesse ano, e sei que tenho as pessoas certas ao meu lado para decidir sobre o ano que vem, mas ainda não tenho nada definido”, apontou.
 
Antes de focar de vez em planejamentos para 2019, Collet tem um último compromisso nas pistas: a rodada final da temporada 2018 da F4 Francesa. Já com o título garantido, o brasileiro corre sem muito em jogo na rodada de Paul Ricard, já no fim de semana dos dias 13 e 14 de outubro.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.