F1

Capacete sobre caixão, presença de Hamilton e fãs enfrentando chuva: mundo se despede de Lauda em Viena

O funeral de Niki Lauda teve boa parte aberta ao público e milhares de fãs enfrentaram a chuva para a despedida do tricampeão. Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Alain Prost e Arnold Schwarzenegger foram algumas das personalidades presentes

Grande Prêmio / GABRIEL CURTY, de São Paulo
Uma semana depois de falecer na Suíça, Niki Lauda está sendo enterrado nesta quarta-feira (29) em Viena, capital austríaca e cidade em que passou a maior parte de sua vida.
 
O funeral de Lauda acontece na Catedral de São Estevão e teve parte da cerimônia aberta para o público, com milhares de pessoas tendo de enfrentar chuva para se despedir do tricampeão mundial. O caixão de Niki foi decorado com uma foto recente com seu típico boné vermelho e o capacete.
Amigo e pentacampeão mundial, Lewis Hamilton compareceu ao velório (Foto: Reuters)
A cerimônia religiosa conta com discursos de nomes como o do ator austro-americano Arnold Schwarzenegger e o presidente austríaco Alexander Van der Bellen. Alain Prost também falará, mas apenas quando a cerimônia for fechada para amigos e parentes.

Outros nomes de peso que marcaram presença na cerimônia foram Jackie Stewart, Nigel Mansell, Nico Rosberg, Nelson e Nelsinho Piquet, Jean Todt, Chase Carey, Ross Brawn e Daniel Brühl, o ator que interpretou Lauda no filme 'Rush'.
O adeus ao tricampeão mundial Niki Lauda (Foto: Reuters)
Birgit Wetzinger, a viúva de Niki, e Mathias Lauda, filho e também piloto, acompanham o caixão na cerimônia, que também conta com a presença do pentacampeão e amigo Lewis Hamilton.

O funeral aberto ao público foi um desejo da sua esposa, revelou o pároco Toni Faber. “Acho que é necessário que muitas pessoas se despeçam de Niki Lauda em pessoa e neste edifício, um dos que ele visitou com frequência. Ainda que não assistisse a celebrações religiosas, ele às vezes vinha com seus filhos acender velas”, revelou.
 
Autoridades de Viena ofereceram à família de Lauda que o tricampeão fosse enterrado em um túmulo especial, o que foi rejeitado pela esposa. Assim, Niki vai ser sepultado no cemitério de Neustift, mesmo lugar onde está sepultada sua mãe, Elisabeth.



Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.