Sainz analisa estratégias da Ferrari e justifica: “Vitórias e erros são maiores aqui”
Piloto espanhol disse ainda estar se acostumando com repercussão exacerbada acerca de tudo que acontece com escuderia italiana na temporada de 2022 da Fórmula 1
Na Ferrari, tudo aumenta de tamanho. Foi assim que Carlos Sainz definiu e analisou os erros — e acertos — da escuderia italiana na temporada de 2022 da Fórmula 1. Segundo o espanhol, a grande repercussão com tudo que envolve o time de Maranello é algo que o próprio piloto ainda precisa se acostumar.
“Acho mais difícil estar na Ferrari. Quando estava na McLaren, Toro Rosso ou Renault e acontecia um grande erro de estratégia, ninguém falava, criticava ou ‘te colocava abaixo da Terra’ — como fazem com a Ferrari. Aqui, tudo parece maior. A vitória é maior. O erro é maior. É algo que estou me adaptando e preciso aprender a reagir melhor nessas situações”, justificou Sainz, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (1), em Zandvoort.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
De maneira mais específica, Sainz mostrou incômodo com a análise generalista sobre os erros estratégicos da Ferrari neste ano. Na Bélgica, a escuderia italiana jogou dois pontos fora pela decisão de parar Charles Leclerc no fim, por exemplo. Mas problemas de estratégia — e de confiabilidade também — aconteceram na Espanha, Azerbaijão, Hungria, Áustria, Mônaco, Inglaterra e França, igualmente.
“É muito difícil generalizar onde poderíamos ter sido mais corajosos ou cautelosos. Acho que você precisa pegar uma (decisão) a uma e analisá-las de maneira independente. Tenho certeza que, fazendo isso, cada resultado ou conclusão vai ser diferente. Para mim, o que importa é a melhoria contínua e achar maneiras de sempre tomar as decisões certas nas horas certas”, disse o espanhol.
Sainz revelou, ainda, gostar de ter uma discussão aberta sobre a evolução da estratégia durante a corrida — à medida que a aderência dos pneus muda e mais dados da equipe são produzidos.
“Pessoalmente, sempre fui um piloto que gosta de ser claro no rádio e claro com o que sinto no carro. Quero que eles (time) continuem me informando do que eles enxergam da corrida e como os pneus duros, médios ou macios estão se comportando, por exemplo. Quero que fiquem me falando essas coisas, porque vou continuar dando o feedback do que sinto na pista — para ver como, juntos, podemos chegar à mesma conclusão”, finalizou.
LEIA TAMBÉM
+ Alonso se desculpa com “lenda” Hamilton e acusa imprensa por repercussão de ofensa