Sainz lamenta regras de 2026 em meio a “bom momento e igualdade” na F1

Carlos Sainz lamentou a troca de regulamento em 2026 e afirmou que a mudança deve “resetar” a Fórmula 1 em um momento de extremo “nível de igualdade entre equipes e pilotos”

A Fórmula 1 está prestes a entrar na última temporada sob o regulamento atual, que foi introduzido em 2022, e justamente no melhor momento da categoria neste período. Pensando nisso, Carlos Sainz lamenta a mudança para 2026 e afirmou que “é uma pena” que o grid da F1 irá ser “resetado” em meio a uma igualdade grande entre as equipes. 

Em 2024, sete pilotos diferentes venceram ao menos uma corrida, o maior número desde os oito vencedores de 2012. Além disso, todos os pilotos que triunfaram terminaram o ano com múltiplas vitórias, algo inédito na categoria, e quatro equipes ao todo chegaram ao posto mais alto do pódio. 

Com isso, Sainz entende que a Fórmula 1 vive um “bom momento” e não precisaria necessariamente de um novo regulamento agora. Além disso, com esse equilíbrio, o espanhol da Williams também entende que os Mundiais ficam mais justos. 

“Acho que a Fórmula 1 está em um bom momento agora, com um nível de igualdade entre os pilotos, mas também entre equipes. Acho que os times têm mais oportunidades iguais para competir. E não se trata apenas de orçamento, são as pessoas, a infraestrutura que pode ter e alcançar”, analisou. 

Carlos Sainz lamentou troca de regulamento em 2026 (Foto: Reprodução)

“Podemos ver isso com a McLaren, com as quatro principais equipes no momento. Estão todas dentro de alguns décimos umas das outras, e isso torna o Mundial de Pilotos mais justo, porque o piloto pode fazer mais diferença, mas também o Mundial de Construtores”, opinou.

“E é uma pena, de certa forma, que isso vai ser resetado em 2026, porque sinto que a Fórmula 1, pela primeira vez em muito tempo, está alcançando um nível de igualdade entre todas as equipes e todos os pilotos para mostrar quem é o melhor”, encerrou Sainz. 

Por enquanto, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Lado a Lado – comparação entre Hamilton 2007 e Hamilton 2013

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.