Sainz destaca “motivação e entusiasmo” na Williams: “Estão abertos para me ouvir”

Carlos Sainz falou sobre o começo de trabalho na Williams e disse que os engenheiros estão valorizando a experiência que acumulou em outros times

Carlos Sainz está de casa nova na Fórmula 1 2025 e vai utilizar toda a experiência acumulada nas outras equipes — principalmente a Ferrari — para ajudar a Williams a se desenvolver. E de acordo com o piloto espanhol, o time está animado e determinado a tornar o FW47 mais competitivo e, por isso, está escutando com muita atenção tudo o que o #55 tem para dizer. 

Sainz chegou na F1 em 2015 pela Toro Rosso, mas também tem passagens por Renault, McLaren e Ferrari. Considerado um dos pilotos mais respeitados do grid atual, o espanhol foi peça importante no crescimento da maioria das equipes em que atuou, principalmente McLaren e Ferrari. Por isso, é visto como uma grande contratação por parte da Williams.

A Williams está sofrendo com a falta de performance e tem sido presença constante no fundo do pelotão. No entanto, desde que James Vowles assumiu o cargo de chefe em 2023, um robusto processo de reestruturação foi iniciado e o time parece estar voltando para os trilhos. E a chegada de Sainz é mais uma prova disso.

E o #55 contou que está animado para ajudar a levar a Williams de volta ao topo, principalmente porque pode compartilhar muito conhecimento com os funcionários, que estão totalmente interessados no que Carlos tem a dizer.

F1 2025, WILLIAMS, FW47, SILVERSTONE, SHAKEDOWN, CARLOS SAINZ
Carlos Sainz guiou o FW47 em Silverstone (Foto: Williams)

“Tem muita coisa que posso falar sobre o passado, sobre minha experiência nos outros times. O que tem sido muito importante para mim, e o que eu gosto nesta equipe é que eles estão extremamente abertos para me ouvir. Eles estão fazendo muitas perguntas. Em todas as reuniões em que participo, todos se sentem livres para fazer essas perguntas, e essas reuniões duram muito tempo”, disse Sainz.

“Vejo motivação, vejo vontade, vejo entusiasmo, vejo pessoas que estão dispostas a tornar esse processo o mais rápido possível e ver o que podemos obter das minhas informações privilegiadas para tornar essa coisa competitiva”, seguiu o titular da Williams.

Sainz chega na equipe baseada em Grove para formar dupla com Alexander Albon, que está na escuderia desde 2022 e até então era visto como líder do projeto. Porém, Carlos afirmou que tem uma boa relação com o #23, que já está compartilhando diversas informações sobre os carros anteriores da Williams.

“Sem entrar em detalhes técnicos sobre o que posso trazer, porque é uma questão muito técnica, sinto que tudo o que eu disse também foi aplicado, e acho que pode ter um impacto em breve. Também muito importante, acho que Alex está sendo extremamente aberto comigo sobre os segredos do carro de 2024, do carro de 2023, de onde viemos. Isso está ajudando a juntar os dois feedbacks e tentar encontrar a direção certa a seguir”, finalizou Sainz.

Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14 a 16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.