Sainz celebra reação na França e defende táticas da Ferrari: “Exageram nas críticas”

Carlos Sainz valorizou o quinto lugar e a volta mais rápida após sair de 19º no grid da França, mas admitiu que o pódio teria sido o final perfeito. O espanhol, no entanto, defendeu a tática escolhida pela Ferrari e garantiu que confia plenamente no time italiano

Carlos Sainz foi um dos melhores pilotos do GP da França. Neste domingo (24), o espanhol largou em 19º pela troca de motor e chegou em quinto, ainda anotando o ponto da volta mais rápida. Só que a impressão que ficou é de que poderia ir até mais longe. É que o espanhol beliscou o terceiro lugar, mas parou logo na sequência para trocar o jogo de pneus médios desgastados e cumprir os 5s de punição que vieram em um primeiro pit-stop bastante ruim da Ferrari.

A decisão de parar veio da equipe, mas Sainz defendeu a escolha da Ferrari. E disse que falhas na tática e nos boxes acontecem com todo mundo, mas são supervalorizadas com os italianos. Com tudo o que aconteceu, o espanhol entende que teve um resultado decente.

“Não dava para vencer, mas um pódio seria uma corrida perfeita para a gente. Mas o Max foi perfeito, não dava para bater ele, creio. Foi uma bela recuperação depois de uma classificação em que eu seria pole ou segundo sem a punição. A vitória poderia vir assim, mas, largando em 19º e com aquele pit-stop, acabou que o quinto e a volta mais rápida foram aceitáveis”, disse.

Carlos Sainz teve problemas nos boxes na França (Foto: Ferrari)

Carlos comentou que a Ferrari tem feito boas escolhas na parte da tática na temporada e defendeu a opção pelo pit-stop no final, já que teria um longo stint de pneus médios desgastados ainda pela frente.

“Acho que a equipe tem feito um bom trabalho na estratégia em 2022. Ainda acho que exageram nas críticas a nós por coisas que outras equipes também fazem, mas, sim, foi um momento complicado na tática. Acho que não tem desastre algum, mas eu estava mesmo no meio de uma briga por posição. Tenho certeza que eles fizeram com a melhor das intenções, vamos analisar tudo”, seguiu.

Sainz admitiu que gostaria de ter seguido na pista após ter feito a grande manobra que valeria a terceira posição contra Sergio Pérez, mas reconheceu que dificilmente se manteria ali com a punição que tinha. É que a Ferrari o soltou em cima de Nicholas Latifi e gerou 5s de sanção nos boxes.

“Se eu não tivesse passado o Pérez, iria tranquilamente para os boxes, cumpriria a punição e é isso, mas, como passei, pensei que pudesse ficar na pista e abrir os 5s, mas nossos números disseram que isso era impossível. E que eu poderia ficar atrás do Alonso. Então, pegamos o quinto lugar e a volta mais rápida”, completou.

Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 29 e 31 de julho, em Hungaroring, com o GP da Hungria que encerra a primeira parte do campeonato.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.