Sainz vê “pontos muito fortes” na SF-23 e escolhe o que gostaria de manter em 2024

Carlos Sainz admitiu que talvez a Ferrari tenha de perder alguns dos pontos fortes atuais para melhorar o carro nas corridas. Mesmo assim, destacou o que mais gostou na SF-23

A temporada 2023 da Fórmula 1 foi de decepção pelos lados da Ferrari. Após avançar e até desafiar a Red Bull em parte do campeonato 2022, a equipe italiana não conseguiu replicar nada parecido. Venceu uma prova no ano, mas nada que perturbasse muito os rivais. Carlos Sainz quer um carro melhor em 2024, que seja mais afeito ao desempenho de corrida. Mas, de preferência, sem perder o que já é bom.

Sainz fez elogios ao carro da Ferrari em 2023 e destacou aquilo que gostaria de manter na versão 2024. Admitiu, porém, que para o que carro fazer o principal — melhorar o ritmo de corrida — talvez precise abrir mãos de algumas das características.

“Definitivamente, eu ficaria com a velocidade de reta e o desempenho dos freios e em curvas curtas de 90°. As nossas passagens pelas zebras também são bastante fortes. O carro tem pontos muito fortes”, afirmou.

“Sinto que se quisermos ter um carro para o ano todo, talvez tenhamos de perder alguns desses tratos para certificar que sejamos rápidos em todos os lugares, sobretudo em ritmo de corrida. É nas corridas que temos de nos concentrar em entender o que estamos fazendo com o carro”, continuou.

Carlos Sainz escolheu o que gostaria de manter da SF-23 (Foto: Ferrari)

“O que estamos fazendo com esses pneus que não nos permite competir nas corridas com a Red Bull e, por exemplo, a McLaren no Brasil ou em Austin, circuitos em que claramente não temos o ritmo?”, apontou.

Apesar das dúvidas sobre a capacidade da Ferrari ou qualquer equipe ter condições de alcançar a Red Bull em 2024, Sainz foi taxativo: é o único objetivo que faz sentido traçar.

“Precisa ser nossa meta realista. Se vamos conseguir, só o tempo irá dizer. Quero que a equipe pense que isso é possível, porque eu acredito que seja. Além disso, se a McLaren conseguiu dar esses passos durante a temporada, estou perfeitamente confiante que a Ferrari pode fazer nas férias”, decretou.

“Confio na equipe e na capacidade que temos em casa para conseguir uma virada. Ainda há circuitos em que somos poles por 0s3 para a Red Bull. É a marca de um trato específico do carro que é ótimo. Só precisamos tornar o carro bom no geral”, finalizou.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MIAMI, CHINA, SÃO PAULO de novo: F1 divulga calendário de CORRIDAS SPRINT para 2024 | PADDOCK SPRINT
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.