Sainz leva Williams à liderança na 1ª parte dos testes coletivos em Abu Dhabi. Bortoleto é 8º
Carlos Sainz cumpriu a primeira parte do cronograma da pós-temporada e colocou a Williams no topo da tabela de tempos. Frederik Vesti, com a Mercedes, em quinto, foi o melhor novato, enquanto Gabriel Bortoleto terminou em oitavo
De macacão branco, Carlos Sainz cumpriu bem o primeiro compromisso com a Williams e liderou a tabela de tempos da sessão matutina de testes coletivos de pós-temporada em Abu Dhabi, que acontecem nesta terça-feira (10). O espanhol, que assinalou 1min24s435, liderou praticamente toda a primeira parte, revezando-se em alguns momentos com o agora ex-companheiro de equipe, Charles Leclerc, da Ferrari, que terminou em segundo. Lando Norris levou a McLaren ao terceiro posto.
Em uma sessão bastante tranquila e livre de incidentes, titulares e novatos dividiram a pista por quatro horas, os veteranos conduzindo os testes de pneus da Pirelli, enquanto os ‘rookies’ andaram com os mesmos compostos usados no último fim de semana. E várias foram as estreias já em Yas Marina. Além de Sainz em definitivo com os ingleses depois das filmagens de ontem, Esteban Ocon não escondia o sorriso por agora vestir as cores da Haas.
Do lado da Sauber, Gabriel Bortoleto enfim acelerou um carro de F1 em uma sessão oficial depois do teste privado com a McLaren. No time dos novatos, andou boa parte do tempo no top-10, chegando a figurar nas primeiras duas horas entre os seis primeiros. Ele completou o cronograma em oitavo. O melhor novato da tabela, no entanto, foi Frederik Vesti, em quinto, com a Mercedes.
Norris foi o piloto que mais rodou, com 78 voltas, enquanto Ocon deu apenas 46. Bortoleto completou 70 giros e fez o seu melhor tempo em 1min25s306. Felipe Drugovich também participou com a Aston Martin, porém conduzindo o cronograma da Pirelli. Ele terminou em 13º após 63 voltas.
O top-10, portanto, ficou assim: Sainz, Leclerc, Norris, Jack Doohan, Frederik Vesti, O’Ward, Antonio Fuoco, Bortoleto, Luke Browning e Paul Aron. Destes, apenas os quatro primeiros eram titulares.
A Fórmula 1 faz rápida pausa para o almoço e retorna logo mais, às 7h (de Brasília, GMT-3), para o encerramento dos testes de pós-temporada, em Abu Dhabi. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.
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Confira como foi a manhã de testes da F1 em Yas Marina:
Os pilotos foram brindados com termômetros em 25°C, sensação térmica de 27°C e umidade relativa do ar em 56% no início da sessão em Abu Dhabi, às 9h locais (2h de Brasília, GMT-3), e embora as atividades fossem divididas entre titulares, com os pneus Pirelli que serão usados no ano que vem, e novatos, todos foram à pista ao mesmo tempo.
A fabricante italiana, aliás, colocou para jogo a seguinte gama de pneus que serão usados em 2025: um C2, três C3 e C4, dois C5 e um C6, sendo este último o composto ultramacio, novidade para a cartela. Os novatos, por sua vez, usaram os mesmos pneus selecionados para o GP de Abu Dhabi (dois C3, quatro C4 e dois C5), no último fim de semana.
Era também um dia especial por marcar as várias estreias no grid depois do intenso movimento no mercado de pilotos ao longo do ano. A principal, sem dúvida, vinha dos boxes da Sauber, que levou para a pista a futura dupla titular, Nico Hülkenberg — de volta a Hinwil após 11 anos — e Bortoleto — marcando a volta do Brasil à categoria máxima do automobilismo mundial.
Teve também Sainz em ação, encerrando de vez o vínculo com a Ferrari e vestindo o azul Williams, assim como Ocon, que precisou deixar a Alpine antes mesmo da etapa final do calendário para ter o direito de conduzir a Haas nesta terça. Todos estes, porém, já garantidos, ao contrário de nomes como Isack Hadjar, ao volante do RB20 e jogando a cartada final para convencer a Red Bull de que merece a vaga restante para 2025.
Seria também um momento decisivo para Tsunoda, que, de tanto insistir, conseguiu a chance de assumir o carro da equipe A do grupo dos energéticos. Com o futuro de Sergio Pérez completamente ameaçado, ambos foram à pista sabendo que não poderiam cometer nenhum erro sequer.
Pela manhã em Yas Marina, a escalação foi a seguinte: do lado dos titulares, Leclerc, Sainz (Williams), Doohan, Norris, Tsunoda (com a Red Bull), Hülkenberg (de Sauber), Russell, Ocon (Haas), Lawson e Drugovich, que assumiu o papel de ‘veterano’, já que nem Fernando Alonso e nem Lance Stroll estarão na sessão. Os novatos, por sua vez, foram O’Ward (McLaren), Fuoco (Ferrari), Browning (Williams), Aron (Alpine), Hadjar (Red Bull), Bortoleto (Sauber), Jak Crawford (Aston Martin), Ayumu Iwasa (RB), Vesti (Mercedes) e Ryo Hirakawa (Haas).
A sessão iniciou com o novato Doohan comandando a tabela de tempos após as primeiras sete voltas com 1min25s453. Hadjar, O’Ward, Norris, Sainz, Leclerc, Fuoco, Browning, Iwasa e Vesti completavam o primeiro top-10, enquanto Bortoleto e Drugovich eram 16º e 17º, respectivamente. Não demorou muito para o novo titular da Williams, de pneus duros, baixar para 1min25s258 e assumir a liderança.
Sainz retornou aos boxes para mais alguns ajustes e, na volta, fez um giro ainda melhor, estabelecendo 1min24s620 como tempo de referência. Até que, com cerca de 1h20 de sessão transcorrida, Leclerc proporcionou um breve ‘revival’ ao madrilenho e pôs a Ferrari na ponta com 1min24s561.
1h30 de sessão, a temperatura subia um pouco para 25,8°C, com asfalto em 29,1°C. Mas apesar do sol, alguns resolveram testar todos os pneus à disposição, incluindo intermediários e de chuva extrema, usados geralmente em voltas de instalação. Ocon foi um dos que calçaram a borracha, assim como Liam Lawson.
Passadas as duas primeiras horas, Bortoleto assumiu a sexta posição ao virar 1min25s306. Pouco antes, Sainz retornou à liderança ao baixar a marca do ex-companheiro Charles em 0s126 e anotar 1min24s435, já acumulando 40 voltas. Gabriel, até então, aparecia na liderança dos giros completados, com 57.
Com mais 15 minutos transcorridos, Norris deu uma escapada e rodou na curva 1, mas sem grandes incidentes. Ele ainda conseguiu, na sequência, melhorar a própria marca, saltando para terceiro com 1min24s638. Bortoleto ainda se mantinha em sexto, porém perdia o posto de piloto com mais voltas completadas para O’Ward: 52 × 53. Até então, só o mexicano aparecia à sua frente no confronto de novatos.
Mais alguns giros, Fuoco subiu para sexto com a Ferrari, a 0s6 de Leclerc, em segundo. Com uma hora para o término da primeira parte, o top-10 ainda tinha Sainz na liderança, seguido por Leclerc, Norris, Doohan, O’Ward, Fuoco, Bortoleto, Browning, Aron e Tsunoda. Drugovich surgia em 12º.
A 40 minutos do encerramento, Vesti colocou a Mercedes no top-5 o virar 1min25s159, colocando-se entre Doohan e Fuoco. Bortoleto, já com 62 voltas completadas, passava a ser o oitavo. Nesse instantes, a temperatura do asfalto mantinha-se em 29,1°C, com 25,8°C ambiente.
Sainz, então, voltou à pista, mas agora para um long run com o tanque cheio, configuração com a qual andou na casa de 1min30s. A sessão, no entanto, já estava decidida, e ao menos a primeira impressão deixada pelo espanhol não poderia ter sido melhor.
Fórmula 2 2024, Abu Dhabi, testes coletivos de pós-temporada, sessão 1:
1 | C SAINZ | Williams Mercedes | 1:24.435 | 61 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:24.561 | +0.126 | 72 |
3 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:24.678 | +0.243 | 78 |
4 | J DOOHAN | Alpine | 1:24.730 | +0.295 | 70 |
5 | F VESTI | Mercedes | 1:25.159 | +0.724 | 55 |
6 | P O’WARD | McLaren Mercedes | 1:25.201 | +0.766 | 67 |
7 | A FUOCO | Ferrari | 1:25.238 | +0.803 | 73 |
8 | G BORTOLETO | Sauber Ferrari | 1:25.306 | +0.871 | 70 |
9 | L BROWNING | Williams Mercedes | 1:25.409 | +0.974 | 66 |
10 | P ARON | Alpine | 1:25.561 | +1.126 | 52 |
11 | Y TSUNODA | Red Bull RBPT Honda | 1:25.568 | +1.133 | 72 |
12 | I HADJAR | Red Bull RBPT Honda | 1:25.605 | +1.170 | 48 |
13 | F DRUGOVICH | Aston Martin Mercedes | 1:25.819 | +1.384 | 63 |
14 | L LAWSON | RB Honda | 1:26.016 | +1.581 | 75 |
15 | J CRAWFORD | Aston Martin Mercedes | 1:26.066 | +1.631 | 49 |
16 | A IWASA | RB Honda | 1:26.251 | +1.816 | 48 |
17 | N HÜLKENBERG | Sauber Ferrari | 1:26.351 | +1.916 | 63 |
18 | G RUSSELL | Mercedes | 1:26.981 | +2.546 | 65 |
19 | R HIRAKAWA | Haas Ferrari | 1:27.526 | +3.091 | 60 |
20 | E OCON | Haas Ferrari | 1:27.903 | +3.468 | 43 |