Carro quebra e exige troca de câmbio, mas mesmo assim Rosberg lidera primeiro treino da F1 em Silverstone
A Mercedes teve de trocar o câmbio de Nico Rosberg durante o primeiro treino livre da F1 para o GP da Inglaterra, mas ainda assim o alemão foi capaz de marcar o melhor tempo da manhã de sexta-feira (2). Lewis Hamilton foi segundo, à frente de Max Verstappen
A manhã de Nico Rosberg em Silverstone foi tumultuada. O alemão sofreu uma perda de pressão hidráulica nos primeiros minutos do treino e chegou a parar na pista. Mesmo assim, graças a um trabalho incrível da Mercedes, que trocou a caixa de câmbio em cerca de 20 minutos, ele encontrou tempo para liderar na abertura dos trabalhos do GP da Inglaterra – na casa de Lewis Hamilton, o líder do campeonato.
A melhor volta do alemão foi completada já depois da bandeirada, superando em apenas 0s070 o giro de Hamilton, que até então sobrava na atividade.
Relacionadas
Rosberg venceu o GP da Inglaterra em 2013 e largou na pole no ano passado. Ele está dez pontos atrás do colega de equipe na disputa pelo título do Mundial de F1 de 2015.
Max Verstappen foi o terceiro colocado em um ótimo treino da Toro Rosso, que ainda teve Carlos Sainz em quinto. Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel ficaram em quarto e sexto com os carros da Ferrari. Os times italianos, no entanto, ficaram a mais de 1s das Flechas de Prata.
Felipe Massa e Felipe Nasr permaneceram nas posições intermediárias e fecharam em décimo e 11º, respectivamente. O novato da Sauber chegou a rodar nos minutos iniciais, a exemplo de Hamilton.
Confira como foi o primeiro treino livre da F1 em Silverstone:
|
Distância
5,891 km
Curvas 18
Número de voltas
52
|
Vencedor em 2014 Lewis Hamilton (Mercedes) Resultado da prova
Programação
SEX, 3/7 | TL2 – 10h
SAB, 4/7 | TL3 – 6h
SAB, 4/7 | TC – 9h
DOM, 5/7 | GP – 9h
|
É verdade que a Mercedes domina a temporada da F1 e domina todos os tipos de circuitos. Mas o fim de semana em Silverstone não começou particularmente bem, apesar de Lewis Hamilton logo de cara assumir a liderança do primeiro treino livre no interior do Reino Unido.
O próprio inglês, ainda nos minutos iniciais, rodou na curva Stowe depois de subir nas zebras, e ficou atravessado na pista. Não demorou, no entanto, para retomar a linha ideal e reconduzir sua Mercedes à garagem. Pior se deu Nico Rosberg, logo em seguida: no mesmo lugar onde abandonou no ano passado, recolheu para a área de escape devido a uma perda de pressão hidráulica no F1 W06 Hybrid.
Apesar dos pesares, quando a primeira parte da sessão terminou e os carros voltaram aos boxes para estudos e ajustes por parte das equipes, a dupla ocupava a primeira e a terceira colocações. Hamilton registrou, em sua melhor passagem, 1min34s815, 1s060 à frente de Rosberg.
Separando as duas Flechas de Prata estava a Ferrari de Kimi Räikkönen. O finlandês marcou 1min35s700.
Hamilton não foi o único pego desprevenido pelas artimanhas de Silverstone, um circuito em que os pilotos realmente podem fazer a diferença. O novato Felipe Nasr também rodou, mas na curva Village, a terceira da volta.
Chamar a atenção sem rodar, apenas por dar as caras, foi o que fez a Force India. O time pela primeira vez anda com a versão B do VJM08, desenvolvida com o trabalho no túnel de vento da Toyota, e o bico-vazado roubou a cena por se tratar de uma ideia diferente em relação ao que fizeram as outras equipes neste ano.
Enquanto isso, nada de McLaren na pista. Fernando Alonso e Jenson Button deram apenas voltas de instalação antes de voltar aos boxes e permanecer lá com os mecânicos incansavelmente trabalhando. O espanhol só voltou a andar com 33 minutos restando na sessão, quando o assoalho do carro do piloto da casa ainda era reinstalado.
Na segunda parte da sessão, os pilotos da Toro Rosso subiram na tabela: Max Verstappen foi para segundo e Carlos Sainz, para terceiro. Mas a vantagem de Hamilton apenas cresceu, uma vez que o bicampeão melhorou seu tempo para 1min34s344. Diga-se de passagem, o time de Faenza tem um histórico positivo em Silverstone.
Ah, Rosberg, não nos esqueçamos dele… Fim de sessão após a quebra? Nada disso. Só termina depois que acaba, em uma versão mais apropriada do ditado. A Mercedes conseguiu trocar o câmbio em cerca de 20 minutos após receber de volta na garagem o carro #6 e assim permitiu que o alemão completasse mais algumas importantes voltas na preparação para a corrida.
O alemão primeiro andou para checar todos os sistemas, depois partiu para uma volta lançada. O carro funcionava, ainda que não tão bem, e ele foi capaz de marcar 1min35s151, 0s807 mais lento que Hamilton.
Acabou? Não. Para complicar a vida dos jornalistas, Rosberg seguiu andando rápido e tratou de se colocar à frente de Hamilton por apenas 0s070 já depois da bandeirada.
Pilotos reservas: foram três os reservas que andaram neste TL1 em Silverstone: Raffaele Marciello, substituindo Marcus Ericsson na Sauber, Susie Wolff, no lugar de Valtteri Bottas na Williams, e Jolyon Palmer, que tomou a vaga de Romain Grosjean na Lotus. Os titulares voltam a andar no TL2.
Pneus: os compostos médios e duros estão sendo usados neste fim de semana.
Previsão do tempo: a sessão foi disputada debaixo de sol e céu azul na manhã britânica. A temperatura ambiente começou em 18ºC e subiu para 20ºC até o fim do treino, ao passo que a temperatura do asfalto girou em torno de 35ºC. A expectativa é que o calor se intensifique no treino da tarde.
F1, GP da Inglaterra, Silverstone, primeiro treino livre:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:34.274 | 12 | |
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:34.344 | +0.070 | 26 |
3 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:35.530 | +1.256 | 18 |
4 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:35.588 | +1.314 | 21 |
5 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:35.669 | +1.395 | 33 |
6 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:35.739 | +1.465 | 17 |
7 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:35.818 | +1.544 | 26 |
8 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:35.876 | +1.602 | 22 |
9 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:36.157 | +1.883 | 28 |
10 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:36.469 | +2.195 | 23 |
11 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:36.855 | +2.581 | 20 |
12 | 11 | SERGIO PÉREZ | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:36.889 | +2.615 | 26 |
13 | 41 | SUSIE WOLFF | ESC | WILLIAMS MERCEDES | 1:37.252 | +2.978 | 19 |
14 | 30 | JOLYON PALMER | ING | LOTUS MERCEDES | 1:37.262 | +2.988 | 26 |
15 | 36 | RAFFAELE MARCIELLO | ITA | SAUBER FERRARI | 1:37.372 | +3.098 | 17 |
16 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:38.080 | +3.806 | 8 |
17 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:38.222 | +3.948 | 12 |
18 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:38.860 | +4.586 | 10 |
19 | 28 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:38.981 | +4.707 | 23 |
20 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:40.477 | +6.203 | 23 |
TEMPO 107% | TL1 | 1:40.873 | +6.599 | ||||
RECORDE | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES W04 | 1:29.607 | 29/06/13 | ||
MELHOR VOLTA | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI F10 | 1:30.874 | 11/07/10 |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.