Catar quer sediar treinos de pré-temporada da F1 no circuito de Losail, diz agência

A ida ao Oriente Médio para os treinamentos de pré-temporada agradaria às equipes, que gostariam de uma alternativa ao frio europeu para testar seus equipamentos

O circuito de Losail, no Catar, pode receber treinamentos de pré-temporada. Nasser bin Khalifa Al Attiyah, presidente da federação catari de automobilismo, revelou que a pista se candidatou para receber uma licença da FIA para F1.

O desejo é “receber os times da F1 para testes de pré-temporada e outras atividades”, explicou o dirigente do país oriental em entrevista à agência de notícias AFP. “O diretor de provas da F1, Charlie Whiting, esteve aqui para inspecionar o circuito de Losail e ficou impressionado com o que viu”, contou Attiyah.

Marc Gené pilotou um bólido da Ferrari no Catar em demostração no começo de 2012 (Foto: Divulgação)

O plano seria abrigar testes já em 2013. A viagem ao Oriente Médio pode agradar aos times, que gostariam de treinar longe da Europa para escapar das baixas temperaturas e das chuvas, que costumeiramente atrasam os trabalhos das equipes. Em 2009, porém, no último teste realizado por lá, no Bahrein, o cronograma dos times foi afetado por tempestades de areia.

Eventualmente sediar um GP também não está fora de cogitação. Construído em 2004 e localizado próximo à capital Doha, o circuito de Losail recebe uma corrida noturna de MotoGP no começo do ano. Vale lembrar que, com o cancelamento do GP da América, em Nova Jersey, há uma data em aberto no calendário do Mundial do ano que vem.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.