Caterham espera permanência de Kovalainen, mas diz que pode negociar com pilotos pagantes

Tony Fernandes acredita que Heikki Kovalainen pode seguir na Caterham por mais uma temporada. Contudo, o empresário malaio disse que a vinda de um piloto pagante, como Giedo van der Garde, é considerada caso o finlandês queira deixar o time

Há três anos, desde a estreia da Caterham na F1, Heikki Kovalainen vem liderando o time na pista. Embora ainda não tenha somado pontos pela escuderia malaia, o finlandês, que completará 31 anos no próximo dia 19, consegue destaque por ser, há tempos, o melhor piloto dos times novatos. Com passagens por Renault e McLaren — equipe pela qual conquistou sua única vitória na F1, na Hungria, em 2009 —, Kovalainen já evidenciou o desejo de voltar a correr por um time grande.

Mas Tony Fernandes acredita que a Caterham poderá seguir contando com os bons serviços prestados pelo finlandês, cujo contrato se encerra no fim desta temporada. O empresário malaio garantiu que, mesmo com as críticas públicas feitas à gestão da carreira de Kovalainen — feita pela empresa de marketing IMG —, a relação com seu piloto é bastante saudável, e por isso há muita esperança em seguir com Heikki por pelo menos mais uma temporada.

Fernandes negou problemas de relacionamento com Kovalainen (Foto: Caterham/ Charles Coates/LAT Photographic)

“Eu espero. Não é segredo que eu tenho uma relação muito próxima com Heikki e acho que ele curtiu aqui. Mas, como piloto, todo mundo quer ser campeão do mundo, então você não pode julgá-lo por querer estar em uma equipe melhor”, disse Fernandes em entrevista à revista britânica 'Au‘osport', negando que estivesse chateado pelo fato de o nórdico querer voltar a defender um time de ponta da F1.

“Já disse que acho que a gestão [da carreira de Kovalainen] poderia lidar melhor com isso, mas isso não significa que a nossa relação esteja desgastada”, acrescentou o bilionário, dono da Air Asia e novo proprietário do Queens Park Rangers, time da Premier League.

Quando questionado se poderia contar com os serviços de um piloto pagante para a vaga de Kovalainen, Fernandes admitiu a possibilidade. Os rumores vindos da Europa apontam Giedo van der Garde, atual test-driver da Caterham e piloto da equipe na GP2, e Charles Pic, revelação da Marussia neste ano, como candidatos ao cockpit do time malaio em 2013.

“Isso é correto, não se pode desconsiderar isso. Estaria mentindo se dissesse que não estamos olhando para isso. No entanto, o mais importante agora, para mim, é dar, a quem quer que seja, um bom carro, e então o piloto é quem fará a diferença”, disse o empresário, que já conta com Vitaly Petrov como piloto pagante. O russo, aliás, também não está garantido para a próxima temporada da F1.

Fernandes entende que, antes dos pilotos, a Caterham precisa ter um carro capaz de brigar por pontos. Este é o foco do dirigente malaio para a próxima temporada, antes mesmo de garantir a sua dupla de pilotos. “Se eu tivesse Vettel no carro, ele não iria me garantir um ponto, então meu foco está em garantir que teremos um bom carro”, concluiu.

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