CEO da McLaren destaca “liderança” e credita sucesso ao “trabalho maravilhoso” de Stella

Zak Brown comemorou desenvolvimento da McLaren em 2023 e creditou sucesso da equipe à "liderança" de Andrea Stella

Responsável por mudanças importantes dentro da McLaren no decorrer da última temporada, Andrea Stella recebeu o reconhecimento e elogios do CEO da equipe, Zak Brown, que creditou o sucesso da escuderia laranja ao “trabalho maravilhoso” do italiano.

Após um início de ano lento em 2023, a esquadra de Woking conseguiu uma recuperação surpreendente após as atualizações feitas no MCL60 durante o GP da Áustria, em julho. Com Oscar Piastri e Lando Norris tendo renovado seus respectivos contratos por mais alguns anos, não seria um exagero afirmar que o time comandado por Stella inicie o Mundial brigando para se tornar a segunda força do grid, atrás somente da Red Bull.

Quando questionado pelo portal australiano Speedcafe qual seria o principal motivo por trás das melhorias vistas em sua equipe, Brown foi claro: “A liderança de Andrea Stella.”

“E, claro, de toda a sua equipe — não é apenas uma pessoa, mas alguém precisa definir a direção, o tom, a ética de trabalho, o foco, o estabelecimento de metas”, explicou o estadunidense. “Andrea fez um trabalho maravilhoso”, acrescentou.

Com Lando Norris e Oscar Piastri, a McLaren espera continuar movimento ascendente em 2024 (Foto: Reprodução)

Além das inúmeras modernizações que a McLaren fez em suas instalações na fábrica de Woking ao longo de 2023, muitas contratações importantes também foram feitas para compor a equipe técnica. Porém, Brown deixou claro que as principais mudanças não foram as pessoas em si, mas a nova mentalidade implementada por Stella.

“As mesmas pessoas que nos deram o carro na Áustria, foram as que nos deram o carro no Bahrein [no início da temporada passada]”, começou Zak. “Mas o que posso dizer é que o pessoal da Áustria era um time diferente. E Andrea fez um trabalho maravilhoso, estabelecendo metas, definindo direção, trazendo clareza, liderando pelo exemplo”, elogiou o diretor-executivo.

“Isso mostra que, se você tem uma liderança forte, você pode extrair muito das pessoas. E se você não tem uma liderança tão forte, as pessoas perdem o foco e a direção, não têm certeza para onde ir e apresentam um resultado abaixo do esperado”, filosofou o chefão, antes de concluir: “Há muita gente por trás de Andrea Stella, mas tudo começa com ele.”

A McLaren marcou para 14 de fevereiro a apresentação do novo carro para a temporada 2024. Porém, a equipe já divulgou em suas redes sociais a pintura do novo bólido e também o nome: MCL38.

A Fórmula 1 retorna às pistas entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com o testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.