CEO da F2 se diz orgulhoso por ver Bortoleto “levar Brasil de volta ao grid” da Fórmula 1
CEO da Fórmula 2, Bruno Michel ainda destacou como qualidades que levaram Gabriel Bortoleto ao título da categoria "compostura, estilo de pilotagem e maturidade"
CEO da Fórmula 2, Bruno Michel afirmou que é motivo de orgulho ver Gabriel Bortoleto levar o Brasil de volta à Fórmula 1, sobretudo por ter conquistado o título da classe de acesso em seu ano de estreia. Ele ainda destacou como ingredientes para o sucesso do piloto na F2 “compostura, estilo de pilotagem e maturidade”.
Bortoleto chegou à F2 depois de também ser campeão no primeiro ano de Fórmula 3, em 2023. As primeiras rodadas, no entanto, foram de aprendizado e alguns contratempos ao volante do carro da Invicta, até que, do pódio em Ímola em diante, foi capitalizando cada ponto rumo à liderança.
Com os títulos da F3 e da F2, Gabriel repetiu o feito antes alcançado por Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri, conforme o diretor-executivo lembrou em sua coluna no site oficial da categoria.
“Não é muito comum um novato vencer o campeonato. Também é muito raro que o campeão da F3 chegue à F2 e vença em sua temporada de estreia”, começou Michel.
“Antes de 2024, vimos George Russell e, depois, Oscar Piastri passarem de campeão da F3 a campeão da F2 no ano seguinte. Portanto, quando Gabriel Bortoleto ingressou na F2 como atual campeão da F3 e integrante do programa de jovens pilotos da McLaren, as pessoas se perguntaram se ele conseguiria repetir o feito”, continuou.
“Ele herdou a primeira pole-position da temporada [com a desclassificação de Kush Maini] e, a partir daí, foi construindo gradualmente a campanha pelo título, atingindo o auge com uma vitória surpreendente na corrida principal de Monza, ao de último para primeiro. A compostura, o estilo de pilotagem preciso e a maturidade de Bortoleto o levaram ao sucesso final: a coroa da F2″, destacou.
Antes mesmo da consolidação do título, Bortoleto foi confirmado como titular da Sauber ao lado de Nico Hülkenberg na F1 2025, e Michel rasgou elogios.
“Campeão novato na F3. Campeão novato na F2. Gabriel Bortoleto traz o Brasil de volta ao grid da F1 em 2025. Estamos muito orgulhosos de tê-lo visto crescer como um piloto muito talentoso e acompanharemos de perto a carreira dele na F1”, encerrou.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.