Leclerc assume culpa por acidente no Q3, mas vê Ferrari “difícil de pilotar” na Holanda

Após incidente que resultou no nono lugar no grid de largada para corrida na Holanda, Charles Leclerc revelou instabilidade da SF-23 nas curvas de Zandvoort

Charles Leclerc assumiu a culpa pelo acidente que causou a última bandeira vermelha no Q3 da classificação do GP da Holanda. Mas, ainda neste sábado (26), em entrevista, o monegasco da Ferrari também apontou que a falta de equilíbrio da SF-23 nas curvas do circuito de Zandvoort durante todo fim de semana influenciou na batida, que resultou na nona colocação no grid de largada para a corrida deste domingo.

“Hoje não há desculpas, sou eu que estou pilotando o carro e cometi um erro, mas devo dizer que pilotar o carro neste fim de semana está realmente difícil”, assumiu Leclerc sobre o acidente na curva 9 do Q3. “Tive tempo para assistir ao vídeo do incidente. Não fiz algo fora do normal, como fiz em Miami, por exemplo. A SF-23, neste fim de semana, está realmente difícil de pilotar. Alternamos muito entre understeer e oversteer, ainda mais nessas condições”, completou o piloto, que também bateu no Q3 da classificação para o GP de Miami.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando a
qui!

Charles Leclerc também estampou o muro no Q3 da Holanda (Video: reprodução/F1 TV)

Embora tenha avançado ao top-10 na sessão deste sábado, Leclerc passou por dificuldades constantes no final de semana por causa do acerto da SF-23, que se mostrou longe do ideal e o fez perder competitividade na sequência de curvas em Zandvoort. “Devemos tentar melhorar o mais rápido possível, só isso. Por enquanto, é muito difícil compreender e até mesmo prever o comportamento do carro em curva. Nas curvas 9 e 10, tivemos dificuldades desde as primeiras voltas feitas nos treinos livres de ontem, decidimos nos concentrar nesses pontos para tentar melhorar, mas até agora não encontramos o que precisamos.”

“Sei que é surpreendente o nível de downforce que escolhemos para cá, mas conhecemos bem os pacotes que temos e temos certeza de que esta era a escolha certa. Infelizmente, é a melhor opção entre as que temos agora. Agora precisamos olhar para frente e desenvolver um pacote que se adapte melhor a esse tipo de pista, algo que ainda não temos. Mas é assim que está”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda, em Zandvoort, 13ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.