Leclerc bate Red Bull e conquista pole-position do GP da Austrália de Fórmula 1

Charles Leclerc brilhou mais uma vez na temporada. O monegasco superou Max Verstappen no apagar das luzes e cravou a pole no Albert Park

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O SÁBADO DO GP DA AUSTRÁLIA | Briefing

Depois de um último treino livre bastante acidentado da Fórmula 1 no Albert Park, a classificação do GP da Austrália, na madrugada deste sábado (9), não foi diferente no quesito problemas. Se Lando Norris acabou na frente mais cedo, esta vez foi diferente. Charles Leclerc venceu o duelo e colocou a Ferrari na pole-position.

A briga mais uma vez esteve entre as duas equipes que estão com cabeça e tronco à frente das outras no começo da temporada 2022. Ferrari e Red Bull trocaram aparições na liderança ao longo da classificação e estava óbvio, desde muito cedo, que o pole sairia de lá. E assim foi.

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Leclerc demorou a sair para a última volta da classificação no Q3. Quando foi, porém, colocou 0s286 no giro de Max Verstappen. Pole para ele e primeira fila para o holandês. Sergio Pérez larga em terceiro e terá Lando Norris como companhia. Lewis Hamilton, George Russell, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon vêm na sequência. Carlos Sainz errou na volta rápida, saiu da pista e vai começar a corrida em nono. Fernando Alonso fecha o top-10.

Já no Q1, Lance Stroll e Nicholas Latifi entraram numa inversão de posições durante a preparação para o que seria possivelmente a última volta rápida de ambos. Deu errado. O piloto da Aston Martin, que já batera mais cedo, fez o movimento para tomar a curva e encontrou a Williams no caminho. Baita pancada e bandeira vermelha. Na sequência, Alexander Albon, também eliminado, parou na pista e atrasou o Q2.

A segunda parte do treino passou sem maiores questões, mas Fernando Alonso teria vida difícil no Q3. A Alpine apresentou um carro bem rápido por todo o fim de semana, melhor até do que a Mercedes, mas Alonso não conseguiu contornar a curva 11 na primeira tentativa de volta lançada no Q3. Segundo ele, uma falha de hidráulica. De qualquer forma, mais uma bandeira vermelha.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da Austrália AO VIVO e EM TEMPO REAL. A largada está marcada para as 2h do domingo.

Charles Leclerc sai na frente na Austrália (Foto: Ferrari)

Confira como foi a classificação:

Q1 – Verstappen lidera enquanto Stroll e Latifi se envolvem em acidente tosco

Céu nublado, temperatura em 23°C e tudo nos conformes para o começo da classificação da Fórmula 1 na hora certa, 16h locais [3h em Brasília]. A grande dúvida antes do princípio da tomada de tempos era sobre a Aston Martin: após Sebastian Vettel e Lance Stroll terem batido no terceiro treino livre, ambos precisaram de mudanças no carro. Daria tempo de participar?

Pouco antes do TL3, a FIA anunciou que desistira da ideia de partir para a corrida com quatro zonas de DRS na pista australiana: o trecho da curva nove foi descartado e, desta maneira, apenas três zonas de acionamento estava permitidas. Ficava também a questão com relação à McLaren, uma vez que Lando Norris liderou o TL3 já sem a zona de DRS.

O primeiro piloto a tomar a pista após a luz verde aparecer foi Mick Schumacher, com uma Haas que até então não conseguira encher os olhos em solo australiano. Ferrari e Red Bull não demoraram nada para saírem dos boxes também. Foi Carlos Sainz, com 1min19s179, quem levou a melhor após a primeira rodada de voltas rápidas das duas principais equipes do pelotão e da McLaren, que começou o dia tão bem.

Lando Norris surpreenderia novamente? (Foto: McLaren)

Antes que Alpine e Mercedes pudessem aparecer na pista, uma bandeira amarela causada pela escapada de pista de Nicholas Latifi. A Ferrari tinha bom ritmo, mas as imagens mostravam um carro que quicava demais na pista. No time italiano, entretanto, não atacava tanto o rendimento quanto na Mercedes.

O tempo logo cairia, porém, com Charles Leclerc virando abaixo de 1min19s. Após de minutos de classificação, nenhuma das Mercedes ou das Aston Martin tinha tempo cronometrado: Stroll e Vettel sequer haviam ido à pista. Quando George Russell e Lewis Hamilton finalmente saíram, com menos de sete minutos para o fim, conseguiram ficar somente em décimo e 11º. Hamilton deu a volta com a TV mostrando a imagem onboard: o heptacampeão estava numa luta feroz contra o carro.

Sainz mandava um rádio para avisar a Ferrari que o carro estava “pulando de maneira estranha”. De fato, a quantidade de quiques chama mesmo a atenção. Enquanto os vermelhos golfinhavam, a Red Bull tomava comando do Q1: Max Verstappen virava em 1min18s580 e Sergio Pérez aparecia em segundo.

Acidente de Nicholas Latifi e Lance Stroll na classificação do GP da Austrália (Vìdeo: F1)

Na briga pela eliminação, ainda com três minutos pela frente, as duas Williams e as duas Haas pareciam protagonizar uma briga de foice para ver qual dos quatro carros conseguiria escapar da eliminação: as duas Aston Martin seguiam se volta e a ausência de Vettel era garantida: o tetracampeão já aparecia fora do carro e estava óbvio: não treinaria a menos que a sorte ajudasse.

Mas Stroll entrara finalmente na pista e tentava dar a primeira volta rápida. A tentativa não foi muito longe: Stroll passou por um Latifi mais lento no miolo da pista do Albert Park e parecia se posicionar para abrir a volta, mas Latifi tentou tomar o traçado de dentro apenas alguns metros mais tarde para recuperar o espaço. Stroll fez o movimento para fazer a curva e terminou dando uma pancada violenta na Williams. Latifi rodou e machucou mais o carro, mas a Aston Martin também se viu obrigada a mais uma vez mexer num carro danificado. Que fim de semana de pesadelo para o time inglês. Bandeira vermelha com 2min01 no relógio.

A interrupção causada pelo acidente deu a oportunidade da Aston Martin terminar de aprontar o carro de Vettel, por incrível que pareça. O tetracampeão foi à pista para a comemoração dos mecânicos, que representavam, naquele momento, a única coisa boa do fim de semana da equipe. Mas Vettel só conseguiu ser melhor que Stroll, que ficou sem volta, e Latifi. Junto aos três, Alex Albon e Kevin Magnussen foram os dois eliminados. Quem conseguiu escapar foi Schumacher, em 15º. Verstappen terminou na liderança.

E não foi o fim da história. Albon, eliminado, parou na pista por ordens da Williams por conta de algum problema não identificado. O começo do Q2 estava imediatamente atrasado.

A classificação do Q1 (Foto: F1)

Q2 – Dupla da Mercedes consegue o bastante para avançar. Pérez anda na frente

Líder na fase anterior, foi Verstappen quem saiu para dar a primeira volta rápida no Q2 e já cravar 1min18s611. Se quisesse poupar o carro, sequer precisaria voltar à pista para confirmar a presença no Q3, mas a preparação estava no início. No rádio, avisou a Red Bull que ainda precisavam “ajustar a parte de baixa velocidade”, porque estava sem aderência.

Com todo mundo já na pista e de volta marcada, Tsunoda e Guanyu Zhou seguiam na garagem: sem tempo e sem voltas. Fernando Alonso andava rápido e se colocava na terceira colocação mesmo com uma quase escapada no fim da volta. A Alpine seguia rápida.

Reclamação de Hamilton! O heptacampeão se sentiu prejudicado por uma Red Bull, que desfilou pela pista enquanto ele dava volta rápida. Acontece que era a de Verstappen, que questionou no rádio se Lewis estava em volta rápida. Quando a resposta foi positiva, soltou um pequeno palavrão de reconhecimento, sabendo que atrapalhou mesmo o rival de 2021 e possivelmente levaria algum tipo de multa mais tarde.

Sergio Pérez foi o mais veloz do Q2 (Foto: Red Bull Content Pool)

Zhou e Tsunoda andaram somente com menos de cinco minutos para o fim, mas nenhum dos dois entrou na zona de classificação. Ocon, a despeito do bom rendimento da Alpine no fim de semana, também tinha dificuldades de alcançar a nota de corte – Pierre Gasly conseguia andar na frente dele.

No minuto final, Pérez voou. Com 1min18s340, saltou para a ponta, superando Leclerc e Verstappen. Sainz era o quarto, mostrando mais uma vez qual era o top-4 do campeonato.

No cronômetro zerado, a briga esquentava novamente. A dupla da McLaren se assegurou lá dentro e o mesmo valeu para Russell e Hamilton, ainda que estes tenham precisado de uma volta final forte. Pérez segurou a frente e contou com Sainz, Leclerc, Verstappen, Alonso, Norris, Russell, Hamilton, Ricciardo e Ocon, buscando a vaga. Cinco equipes, dez pilotos.

Assim, Gasly, Bottas, Tsunoda, Zhou e Schumacher, nesta ordem, acabaram eliminados. Foi a primeira saída de Bottas antes do Q3 na temporada.

A classificação do Q2 (Foto: F1)

Q3 – Leclerc dá as cartas no apagar das luzes e conquista pole em Melbourne

Fila na saída do pit-lane e pista recheada assim que a luz verde apareceu. Era o começo da decisão sobre quem seria o pole-position do GP da Austrália. Assim como no Q2, Alonso foi o primeiro a anotar volta rápida e jogou o sarrafo na casa de 1min18s3.

Ricciardo aparecia bem também, mas as voltas parariam rapidamente. Alonso perdeu o carro no contorno da curva 11 e encheu a Alpine na barreira de proteção. De acordo com o bicampeão, “problema de hidráulica” que não deixou que fizesse a curva. De qualquer maneira, mais uma interrupção.

Com sete minutos pela frente, Leclerc estava na frente com a volta em 1min18s239: Pérez e Verstappen vinham logo atrás, com Ricciardo em quarto. Sainz, Russell e Alonso não tinha volta lançada.

Fernando Alonso bate no Q3 em volta possível para pole na classificação do GP da Austrália (Vídeo: F1)

Já 27 minutos depois do horário esperado para o fim do treino, o Q3 estava de volta. A primeira volta veloz digna de nota foi a de Pérez, que conseguiu a proeza de ficar exatamente 0s001 atrás de Leclerc. As Mercedes, por sua vez, andavam até bem, mas não machucavam Ferrari e Red Bull. Hamilton e Russell superavam Ocon, mas ainda estavam emboladas com a McLaren.

Leclerc demorou a sair da garagem com algum tipo de questão na Ferrari, mas foi capaz de abrir a volta. Era importante que saísse mesmo, porque Verstappen fez 1min18s154 e pulou na ponta.

O que viria a seguir? Sainz errou na volta rápida, saiu da pista e terminou mesmo na nona colocação, mas faltava Leclerc. Charles se recuperou, anotou 1min17s868 e botou 0s286 de frente para Verstappen. Segunda pole dele em 2022.

F1 2022, GP da Austrália, Albert Park, grid de largada:

1C LECLERCFerrari1:17.868
2M VERSTAPPENRed Bull RBPT1:18.154+0.286
3S PÉREZRed Bull RBPT1:18.240+0.372
4L NORRISMcLaren Mercedes1:18.703+0.835
5L HAMILTONMercedes1:18.825+0.957
6G RUSSELLMercedes1:18.933+1.065
7D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:19.032+1.164
8E OCONAlpine1:19.061+1.193
9C SAINZFerrari1:19.408+1.540
10F ALONSOAlpine
11P GASLYAlphaTauri RBPT1:19.226+1.358
12V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:19.410+1.542
13Y TSUNODAAlphaTauri RBPT1:19.424+1.556
14G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:20.155+2.287
15M SCHUMACHERHaas Ferrari1:20.465+2.597
16A ALBONWilliams Mercedes1:20.135+2.267
17K MAGNUSSENHaas Ferrari1:20.254+2.386
18S VETTELAston Martin Mercedes1:21.149+3.281
19N LATIFIWilliams Mercedes1:21.372+3.504
20L STROLLAston Martin Mercedes
Tempo 107%1:23.319+5.451
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