Leclerc despreza Indy 500, mas admite vontade de correr 24 Horas de Le Mans “em breve”

Charles Leclerc reforça desejo de disputar 24H de Le Mans, mas indica não ter muito interesse na Tríplice Coroa ao minimizar prova estadunidense

Aparentemente, Charles Leclerc não tem a Tríplice Coroa como meta na carreira. Vencedor do GP da Itália do último final de semana, o piloto da Ferrari já tem no currículo o GP de Mônaco de Fórmula 1 e espera competir nas 24 Horas de Le Mans “em breve”. No entanto, as 500 Milhas de Indianápolis não está no alvo do monegasco.

A Tríplice Coroa voltou a ganhar popularidade a partir de 2017, quando Fernando Alonso, na época piloto da McLaren, anunciou que disputaria a Indy 500 daquele ano, abrindo mão do GP de Mônaco. O espanhol também competiu na edição de 2020 da mais longeva prova do automobilismo — em 2019, foi eliminado ainda na classificação.

Alonso correu nas 24 Horas de Le Mans nos anos em que foi piloto da Toyota no Mundial de Endurance [WEC]. Correu a prova francesa em 2018 e 2019, vencendo nas duas oportunidades ao lado de Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima.

No caso de Leclerc, não é a primeira vez que ele fala sobre correr as 24H de Le Mans. O desejo se tornou mais evidente na edição da prova de 2023, quando acompanhou de perto a vitória da Ferrari #51, pilotada por Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi. Na ocasião, o monegasco também disse sonhar em disputar a corrida.

Charles Leclerc no pódio em Monza (Foto: Reprodução/Charles Leclerc)

Com relação a Le Mans, Leclerc poderia fazer a participação ainda como piloto de Fórmula 1. Nas últimas temporadas, o calendário das categorias não tinham conflitos de datas. No entanto, em 2025, a corrida francesa será no mesmo final de semana do GP do Canadá. Quem sabe, com alguns ajustes, a partir de 2026 se abra uma nova janela para o monegasco disputar a prova.

Agora, se mudar de ideia com relação a Indy 500, Leclerc teria de disputar após a jornada na F1. O GP de Mônaco ocupa a mesma data da corrida norte-americana no calendário.

“São duas pistas diferentes [Mônaco e Monza]. É muito bom ganhar nelas, pois são as mais significativas. Mônaco por ser monegasco e aqui por ser piloto da Ferrari. É um sentimento muito, muito especial e não consigo escolher entre uma das duas. São bastante especiais”, declarou Leclerc.

“Indianápolis é… bem, estou muito interessado em fazer Le Mans um dia. Indianápolis não é algo que particularmente esteja de olho. Contudo, quem sabe um dia. Mas Le Mans, definitivamente, é um das corridas que quero fazer um dia. Não sei quando, mas espero que em breve”, encerrou.

Fórmula 1 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, para a disputa do GP do Azerbaijão, 17º da temporada 2024.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.