Leclerc dá de ombros para punições e conquista pole do GP da Itália de F1 na pista

Já era esperado, mas o sábado em Monza trouxe a resolução: Charles Leclerc vai largar na pole-position do GP da Itália de Fórmula 1

TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DA F1 NA ITÁLIA | Briefing

Com todas as punições que marcaram o fim de semana do GP da Itália de Fórmula 1, havia um palpite bastante forte de que Charles Leclerc seria o pole-position. E foi exatamente o que aconteceu na manhã deste sábado (10), no circuito de Monza. O monegasco vai largar na primeira posição da corrida em frente ao mar dos tifosi. O objetivo é fazer as pazes com a torcida italiana e voltar a vencer.

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Leclerc era amplamente favorito, porque os outros três pilotos com carros de Ferrari ou Red Bull carregavam punições: Carlos Sainz largaria do fundo do grid, enquanto Sergio Pérez e Max Verstappen teriam de somar algumas posições ao resultado. Mas o #16 não precisou da salada de penalizações: foi o mais rápido na pista e assegurou-se na frente.

Aí, o efeito das punições. Verstappen, Sainz e Pérez ficaram, nessa ordem, entre segundo e quarto. Mas as posições de largada são completamente distintas: Max sai em quarto, enquanto Pérez é o décimo e Carlos, o 18º. Assim como esses, o quinto da pista foi Lewis Hamilton, também punido, que parte somente do 19º lugar.

Quem larga em segundo e completa a primeira fila ao lado de Leclerc, com a configuração que se impôs, é George Russell. Lando Norris é o terceiro, seguido por Verstappen. Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Nyck de Vries — estreando na F1 na vaga de Alex Albon, que sofre de apendicite e está fora da corrida —, Guanyu Zhou e Pérez fecham o top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1. No domingo, a corrida começa às 10h (de Brasília, GMT-3).

Charles Leclerc faz a festa dos tifosi (Foto: AFP)

Confira como foi a classificação:

Conforme era esperado pela previsão do tempo, a temperatura estava alta, em 27°C, para o começo da tomada de tempos que definiria o grid de largada do GP da Itália. No asfalto, então, cruzava a barreira dos 40°C. Era dia quente para uma definição de grid confusa.

Com todas as punições distribuídas entre sexta-feira e sábado, nove dos 20 pilotos carregavam algum tipo de distorção entre o que fariam na pista e a posição em que começariam a corrida no domingo. As punições eram bem diferentes entre si também, desde cinco posições até largar direto no fim do grid.

Q1 – Verstappen começa na frente, enquanto De Vries avança e Latifi é eliminado

A pista foi inaugurada por Lance Stroll, último colocado no terceiro treino livre, que partiu rapidamente para tentar encontrar alguma coisa nova na hora de classificar uma Aston Martin com muitas dificuldades em Monza. Logo, a pista foi enchendo: Yuki Tsunoda, Mick Schumacher e Kevin Magnussen, todos entre os punidos, foram os próximos a entrar.

Stroll foi, seguindo a lógica, o primeiro a anotar tempo, mas era acima de 1min24s, nada competitivo. As voltas começaram a baixar mesmo depois de dez minutos de sessão, quando Max Verstappen apareceu para tirar a liderança do então ponteiro Tsunoda e anotar 1min22s023. Charles Leclerc, com o giro de abertura dele, seria ainda mais veloz e faria 1min21s280.

Uma checagem na Williams, que tem Nyck de Vries como substituto de Alexander Albon. O tailandês acordou no sábado sofrendo de uma apendicite e precisou ser afastado do restante do fim de semana para fazer cirurgia e extrair o apêndice. De Vries, assim, fazia a primeira classificação dele na F1 e já andava ligeiramente na frente de Latifi. Diferença somente de 0s020.

Com as primeiras voltas rápidas, as duas Ferrari já deixaram o Q1. Verstappen ainda rodou em 1min20s922 antes de parar a participação dele. Liderava, enquanto Leclerc e Carlos Sainz ainda pintavam antes de Sergio Pérez.

No minuto anterior ao fim do Q1, o que dava para notar era uma dificuldade enorme tanto de Aston Martin quanto da Haas para fazer o carro render. Na hora da volta decisiva, Schumacher ainda travou o carro inteiro na curva um e estragou o tempo logo de cara. Magnussen teria a volta deletada segundos depois e também ficaria fora.

Outro que travou na curva um e perdeu a volta foi Latifi. “O carro simplesmente não virou, não sei o que aconteceu”, justificou no rádio. De uma forma ou de outra, valeu a eliminação.

No fim das contas, Latifi foi o 16º do Q1 e abriu a lista dos eliminados. Sebastian Vettel, Stroll, Magnussen e Schumacher foram os outros.

Como estavam punidos com 15 posições cada, dá para cravar que Magnussen e Schumacher largariam, respectivamente, nas posições 16 e 17. Atrás dele, aqueles que tinham punições maiores: Tsunoda, Sainz e Lewis Hamilton, mas em ordem que seria definida no decorrer da classificação.

Sebastian Vettel caiu no Q1 de novo (Foto: Aston Martin)

Q2 – Sainz termina na frente, enquanto Alonso é salvo por vácuo de Ocon

Esperar que nada! A Red Bull abriu os trabalhos da fase intermediária da classificação com os dois carros na pista. Enquanto isso, a transmissão de TV oficial da F1 colocava no ar uma arte curiosa indicando o tempo de volta de um carro da categoria na pista de Monza. Na comparação, dizia que um carro de família, desses normais que pessoas de todo o mundo têm na garagem, é apenas 75s mais lento durante uma volta por ali. Tudo bem…

Sainz, na pista, andava em 1min20s878 e mudava o tempo a ser superado até então na classificação. Com boa distância, aliás, para o segundo colocado, Leclerc: 0s330. Verstappen vinha no mesmo décimo de Charles e tinha Pérez um tanto atrás. Os quatro voltaram aos boxes para encerrar a participação no Q2: era o bastante para classificar e ir adiante.

Depois da primeira rodada de voltas rápidas, Hamilton e George Russell pintavam como melhores do resto, enquanto Fernando Alonso, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Lando Norris fechavam o top-10.

Falando em encerrar a participação, Tsunoda nem saiu da garagem: assim, o piloto da AlphaTauri confirma o destino dele. Já que tinha punição de ser jogado para o fim do grid, disputava espaço somente com quem contava com a mesma penalidade: Hamilton e Sainz. Os dois continuavam na pista e, desta feita, Yuki garantia largar em 20º.

Antes de abrir a última volta rápida, o estreante De Vries escapou brevemente da pista e viu as chances acabarem. Não houve tempo para lançar volta depois disso.

Quem conseguiu se recuperar na tentativa derradeira foi mesmo Daniel Ricciardo: o australiano pulou para oitavo, grudado atrás de Norris, e foi ao Q3. Lando terminou reclamando da AlphaTauri, que soltou Gasly na frente dele para ir à pista.

O 11º do Q2 e primeiro eliminado foi Ocon. Punido com a perda de cinco posições no grid, o francês aproveitou a última volta para dar vácuo ao companheiro Alonso e, assim, sobrou. Atrás dele, Valtteri Bottas, De Vries, Guanyu Zhou e Tsunoda.

Em que pese a punição de Ocon, a posição dele na corrida ainda era indefinida — Pérez, punido com dez posições, podia cair para trás ainda. Bottas já se aprumava na 15ª colocação.

Os dez classificados eram Sainz, Leclerc, Verstappen, Pérez, Hamilton, Russell, Norris, Ricciardo, Alonso e Gasly.

Nyck De Vries vai largar entre os dez primeiros colocados (Foto: Williams)

Q3 – Conforme esperado, Leclerc fica com a pole do GP da Itália

A primeira rodada de voltas rápidas no momento decisivo do treino contou com Sainz saindo na frente e anotando 1min20s584. Tempo fortíssimo, seguido por Leclerc, 0s186 atrás. Verstappen e Pérez espreitavam, mas com o mexicano bem distante.

Depois disso, Russell era o quinto e vinha seguido por Norris, Hamilton, Ricciardo e Gasly. Alonso não andou na primeira tentativa.

Enquanto os pilotos tomavam a pista para mais uma volta, Alonso seguiu no pit-lane. Com posições garantidas na frente por conta das punições, finalizava a participação por ali.

Sainz voltou a andar primeiro e até melhorou a volta, mas Leclerc passou por cima. Com 1min20s161, assumiu a dianteira por 0s268. Verstappen se colocou entre os dois pilotos da Ferrari, mas não conseguiu superar Leclerc. Pérez terminou em quarto.

Hamilton foi o quinto colocado, ao passo que Russell, Norris, Ricciardo, Gasly e Alonso fecharam o top-10 do Q3.

Com um grid muito intrincado, o que dava para afirmar era o top-10 verdadeiro para a largada: Leclerc, Russell, Norris, Verstappen, Ricciardo, Gasly, Alonso, De Vries, Zhou e Pérez.

F1 2022, GP da Itália, Monza, Grid de Largada (provisório):

1C LECLERCFerrari1:20.161  
2G RUSSELLMercedes1:21.542+1,381 
3L NORRISMcLaren Mercedes1:21.584+1,423 
4D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:21.925+1,764 
5P GASLYAlphaTauri Honda1:22.648+2,487 
6F ALONSOAlpine   
7M VERSTAPPENRed Bull Honda1:20.306+0,145P + 5
8N DE VRIESWilliams Mercedes1:22.471+2,310 
9G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:22.577+2,416 
10N LATIFIWilliams Mercedes1:22.587+2,426 
11S VETTELAston Martin Mercedes1:22.636+2,475 
12L STROLLAston Martin Mercedes1:22.748+2,587 
13S PÉREZRed Bull Honda1:21.206+1,045P + 10
14E OCONAlpine1:22.130+1,969P + 5
15V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:22.235+2,074P + 15
16K MAGNUSSENHaas Ferrari1:22.908+2,747P + 15
17M SCHUMACHERHaas Ferrari1:23.005+2,844P + 15
18C SAINZFerrari1:20.429+0,268FG
19L HAMILTONMercedes1:21.524+1,363FG
20Y TSUNODAAlphaTauri Honda  FG
  Tempo 107%1:25.772+5,611 
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