Leclerc é punido por bloquear volta rápida de Norris e cai para 6º no grid de Mônaco

A direção de prova entendeu que Charles Leclerc atrapalhou a volta rápida de Lando Norris no Q3 do GP de Mônaco ao tirar o pé no túnel e, assim, derrubou o monegasco de terceiro para sexto no grid de largada

Charles Leclerc vai desenhando mais um calvário no GP de Mônaco. Dono de histórico complicadíssimo na corrida de casa, o piloto da Ferrari tomou uma punição de três posições no grid por atrapalhar Lando Norris na volta rápida do rival no Q3 deste sábado (27). Charles, assim, cai de terceiro para sexto.

Com a punição de Leclerc, Esteban Ocon agora coloca a Alpine na terceira posição do grid, seguido por Carlos Sainz e Lewis Hamilton, que também foram promovidos. Leclerc sai na frente de Pierre Gasly, o sétimo.

Relacionadas


Segundo a FIA e os próprios pilotos envolvidos, o monegasco pouco tinha o que fazer na situação, mas a Ferrari teve culpa. Assim, a decisão por três posições e não cinco, eventualmente, como poderia acontecer.

O próprio monegasco já contava com uma punição, mesmo que explicasse que não se via com alguma culpa. No fim, admitiu que atrapalhou mesmo Norris.

Charles Leclerc larga em sexto em Mônaco (Foto: AFP)

“No escuro, é difícil julgar essas coisas, realmente não conseguia vê-lo em meus retrovisores. Agora é com os comissários”, disse o monegasco.

Charles segue em busca da primeira vitória em casa. Em 2022, completou o GP de Mônaco pela primeira vez, mas o quarto lugar foi amargo depois da pole. Além disso, sequer largou em 2021 – sairia da pole -, e teve abandonos em 2018, 2019 e até 2017, na F2.

Leclerc vive um início de temporada complicado e ocupa a sétima posição geral no Mundial de Pilotos, com 34 pontos, 10 a menos que o companheiro Sainz.

Confira o comunicado completo da punição de Leclerc:

Os comissários colheram depoimentos do piloto do carro #16 (Charles Leclerc), o piloto do carro #4 (Lando Norris), representantes dos times e revisaram posicionamento e sistema dos fiscais, dados, vídeo, rádio e vídeo. Leclerc tinha terminado sua volta final do Q3 e estava no complexo entre as curvas 4 e 10. Norris estava em uma volta rápida e encontrou Leclerc no meio do túnel e claramente foi bloqueado. Os dois concordaram que pouco Leclerc poderia fazer em termos de segurança no túnel para evitar o bloqueio em Norris, dado a dificuldade de visão pela entrada de luz no túnel e a mudança de linhas de um lado para o outro. Os comissários observaram que Leclerc reagiu à bandeira azul acionada pelos fiscais, mas neste ponto, pouco poderia ser feito. No entanto, os Comissários revisaram rádio, e o time de Leclerc falhou em dar qualquer aviso sobre a abordagem de Norris até que ele estivesse imediatamente atrás. Além disso, a discussão sobre esta parte da pista é sobre pilotos concorrentes com o outro, e não sobre tráfego, que é uma tarefa crítica nesta pista. Os comissários acreditam que havia muito que Leclerc poderia fazer antes de chegar ao túnel para impedir o bloqueio se recebesse um aviso do time em momento apropriado, especialmente considerando que a abordagem de Norris era clara no sistema. Portanto, os comissários consideram que o bloqueio foi desnecessário. Os comissários revisaram todas as punições anteriores de bloqueio nos últimos anos. Em todos os casos, as ações ou falta de ação dos times não atenuaram um impedimento desnecessário. Portanto, os comissários impuseram a tradicional punição de três posições no grid. Competidores são lembrados que têm o direito de apelar certas decisões dos comissários de acordo com o Artigo 15 do Regulamento Esportivo da FIA e o capítulo 4 do livro de regras judiciais e disciplinares da FIA, dentro de um limite de tempo.

GRANDE PRÊMIO analisa todas as atividades da Fórmula 1 em Mônaco no Briefing, programa que vai ao ar após o segundo treino livre, a classificação e a corrida principal, sempre no canal do GP no YouTube. Além disso, o GP também comenta a definição do grid e a corrida em segunda tela na parceria com a Voz do Esporte. E acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.