Leclerc reitera relação especial com Sainz e define meta para 2024: “Ganhar campeonato”

Com contrato recém-renovado, Charles Leclerc falou do desafio de derrotar a Red Bull e afirmou estar "animado" com as primeiras impressões da SF-24 no simulador

Falando em público pela primeira vez desde que a bombástica notícia sobre a ida de Lewis Hamilton para a Ferrari foi anunciada no início de fevereiro, Charles Leclerc não comentou sobre a chegada do heptacampeão em 2025 e preferiu destacar o objetivo de derrotar a Red Bull neste ano, além de falar sobre as primeiras impressões sobre o novo bólido da equipe, a SF-24.

No início de 2024, o monegasco renovou o seu contrato com a escuderia de Maranello em um acordo plurianual. Embora seja mais provável que o time chefiado por Frédéric Vasseur tenha reais condições de brigar pelo título apenas após a mudança de regulamento na Fórmula 1, em 2026, o dono do carro #16 está ansioso para destronar Max Verstappen e os taurinos já nesta temporada.

Relacionadas


“Ganhar o campeonato, este é o único objetivo que tenho”, disse Charles ao portal britânico Daily Mail. “Só fico feliz quando ganho, o segundo lugar não é meu objetivo”, alertou.

Ao mesmo tempo, o piloto de 26 anos sabe que terá adversários difíceis pela frente. “Também precisamos definir metas realistas, pois estamos sempre otimistas e tentamos fazer o melhor trabalho possível”, admitiu. “Todos nós queremos vencer, mas olhando para onde partimos no ano passado, a Red Bull tinha uma grande vantagem. Portanto, agora precisamos diminuir a diferença tanto quanto possível. Faremos absolutamente tudo para dar o passo que é o nosso objetivo: desafiá-los”, afirmou o vice-campeão de 2022.

Leclerc tem como principal objetivo vencer Verstappen em 2024 (Foto: AFP)

Apesar de ser o grande talento da Ferrari, não foi Leclerc quem conquistou a única vitória da esquadra vermelha na temporada passada, e sim Carlos Sainz. No GP de Singapura de 2023, o espanhol usou uma estratégia genial para segurar Lando Norris e os pilotos da Mercedes, George Russell e Hamilton, que estavam logo atrás.

Mesmo com os inevitáveis confrontos que regularmente são vistos nas pistas, Charles garantiu que o relacionamento com seu colega de garagem é muito bom. “Temos uma relação muito especial”, disse ele. “Quero dizer, somos amigos fora das pistas também. Compartilhamos bons momentos, pois passamos muito tempo juntos. Com o calendário atual de 24 corridas, eu vejo Carlos mais do que a minha própria família”, brincou.

A Ferrari marcou para 13 de fevereiro a apresentação do novo carro para a temporada. Enquanto os fãs estão ansiosos para ver o desempenho da SF-24 nas pistas, Leclerc ficou feliz com as melhorias sentidas no simulador.

“Estou muito animado porque há muito trabalho em andamento no momento”, disse ele. “Já começamos a desenvolvê-lo há muitos meses, primeiro no simulador, depois as partes físicas. Eu já vi o carro, não totalmente pintado, mas o primeiro modelo dele”, revelou o piloto de Monte Carlo.

“Então você começa a ficar animado. Poderei guiá-lo pela primeira vez após o lançamento, que será na próxima semana. Novamente, estou realmente ansioso por isso”, destacou Leclerc.

O monegasco ainda elogiou a tecnologia utilizada nos simuladores modernos, mas confessou que vai manter os pés no chão até ter certeza de que os dados vistos no equipamento se correlacionam com os que forem obtidos na pista. “Ainda há muitos pontos de interrogação”, ponderou. “Claro que já guiamos o carro, mas precisamos ver na realidade se os dados correspondem com o que foi visto virtualmente. Normalmente, tudo dá certo.”

“Com a tecnologia que temos, é absolutamente louco o quão próximo o carro fica [do que é visto no simulador], mas pode haver algumas correlações erradas que, ao longo dos anos, sempre tentamos superar e chegar o mais próximo da realidade”, explicou, antes de elogiar a equipe: “Eles fizeram um ótimo trabalho, então tenho certeza que o carro será muito semelhante ao que experimentei no simulador.”

A Fórmula 1 retorna às pistas entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com o testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.