Leclerc sai na frente em casa e lidera TL1 do GP de Mônaco de Fórmula 1

Chuva? Se há perigo de chover nesta sexta-feira (27) em Monte Carlo - e há - nada disso apareceu no primeiro treino livre. Charles Leclerc foi o mais rápido no calor da Riviera

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A Fórmula 1 chegou a Monte Carlo! A corrida mais tradicional do calendário da categoria apontou como o fim de maio já indica. Nesta sexta-feira (27), a F1 tomou as ruas de Mônaco para abrir o fim de semana e realizar o primeiro treino livre. Se o dia conta com perigo de chuva, não foi o que o céu mostrou ao longo destes 60 minutos. Com calor e céu aberto, quem levou a melhor foi Charles Leclerc.

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Foi um primeiro treino em que os pneus mais macios da gama liberada pela Pirelli quase não apareceram. A Ferrari começou na dianteira, mas viu Red Bull e McLaren incomodarem ao longo da hora. Leclerc, contudo, recuperou a dianteira no fim com uma volta voadora em 1min14s531.

Apesar da frente, não dá sequer para cravar que há algum tipo de favoritismo. Isso porque os três primeiros colocados ficaram no mesmo 0s1: Sergio Pérez e Carlos Sainz, nesta ordem, foram deles. Max Verstappen foi o quarto e terminou somente 0s181 mais lento que o líder.

O top-10 ficou completo ainda com Lando Norris, Pierre Gasly, Daniel Ricciardo, George Russell, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Destaque para a reclamação dos pilotos da Mercedes, sobretudo Hamilton, de que o carro voltou a quicar muito. Ao menos foi essa a tônica da sessão inicial.

Embora o TL1 não tenha tido qualquer acidente, Valtteri Bottas ficou sem anotar volta rápida por conta de um problema no carro da Alfa Romeo – a equipe não confirmou de qual ordem. Houve ainda uma rápida bandeira vermelha após Mick Schumacher parar na pista com falha no câmbio.

A Fórmula 1 continua neste fim de semana, em Monte Carlo, com o GP de Mônaco. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL. O TL2 está marcado para as 12h [de Brasília, GMT-3].

O cenário visto dos prédios de Monte Carlo (Foto: F1)
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Confira como foi o TL1:

O primeiro treino livre do fim de semana do GP de Mônaco contava com sensação térmica acima dos 30°C de temperatura ambiente e, com o céu aberto, jogava o asfalto para incríveis 54°C, parecido ao que foi visto na semana anterior, em Barcelona. O dia, porém, contava com possibilidade de chuva, mas não chegaria ainda nos primeiros movimentos. A Fórmula 1 estava de volta a Monte Carlo.

Assim que a bandeira verde apareceu, a pista começou a ficar povoada. Logo de cara, Pierre Gasly reclamou dos pedais da AlphaTauri. As Ferrari saíram quando foi possível e foram os únicos a contrariar a tendência de usar os pneus duros, escolhidos por quase todos: estavam de médios. A Pirelli, bom lembrar, escolheu a gama mais macia de pneus para este fim de semana: C3, C4 e C5. Os duros deste fim de semana são os macios de Barcelona.

Claro que até pela escolha dos pneus foi um dos carros vermelhos, Carlos Sainz, quem subiu para a dianteira com uma volta na casa de 1min17s. Mas a Ferrari aparentemente não buscava volta lançada, porque Lando Norris conseguia se colocar praticamente junto de Sainz e melhor que Charles Leclerc. Em seguida, Max Verstappen já viria para 1min16s e melhorava as voltas mesmo usando os duros.

Fim do porpoising? Lewis Hamilton fazia um tempo razoável, mas avisava a Mercedes que o carro estava “quicando numa quantidade incrível”. Sinal definitivamente amarelo.

O primeiro a entrar na casa de 1min15s foi Leclerc, já com 12 minutos de sessão: anotou 1min15s943. Verstappen, porém, tiraria um 1min15s321 da manga. Os tempos continuavam caindo, pois, enquanto Hamilton atropelava uma das zebras da pista.

Mick Schumacher teve problemas de câmbio no TL1 (Foto: Reprodução/F1 TV)

Aí, o primeiro problema. Mick Schumacher avisou para a Haas que tinha alguma questão no câmbio e recebeu o aviso de que não era para mexer em nada no motor. Desta maneira, parou na pista e acabou por causar bandeira vermelha para a recuperação do carro branco e vermelho. Em menos de cinco minutos, porém, tudo normalizado. O treino continuava e já mostrar 25 minutos de duração.

Na marca de metade do treino, Verstappen liderava e tinha Leclerc, Norris, Sainz, Hamilton, Daniel Ricciardo, Sergio Pérez, Gasly, Sebastian Vettel e Yuki Tsunoda formando o top-10. Logo em seguida, porém, e mesmo reforçando as reclamações de quiques, Hamilton aparecia na segunda colocação.

Enquanto isso, nenhuma volta ou informação sobre Valtteri Bottas. Com o carro parado na garagem da Alfa Romeo, porém, era possível dizer que havia algum tipo de problema. Alguns minutos mais tardes, a equipe desmontaria toda a traseira do carro #77.

Quem começava o dia dando bons indicativos era a McLaren. Ricciardo estava bem desde o começo, enquanto Norris, recuperado de uma amidalite que se abateu sobre ele na Espanha, pulava para a primeira colocação com 1min15s301 – que logo virou 1min15s056 – após botar pneus médios.

“Estou perto de bater”, avisava Lance Stroll à Aston Martin enquanto falava que não tinha aderência dianteira e precisava voltar aos boxes. Por enquanto, porém, nenhum acidente. Alexander Albon também quase se acidentou, mas conseguiu mexer rápido na Williams enquanto se aproximava da chicane para evitar a colisão. Verstappen também deu uma bela travada na St.Dévote.

Com 15 minutos para o fim, finalmente George Russell aparecia na frente de Hamilton e entre os primeiros colocados. Mas quem impressionava era Norris, chegando a 1min14s712.

De médios novamente, a Ferrari voltou a caminhar na frente. Sainz começou bem a volta rápida, mas tirou o pé inicialmente. Leclerc, não: o piloto da casa fez 1min14s531 e saltou para a primeira colocação. Sergio Pérez apareceu em segundo com a Red Bull, relegando Sainz e Verstappen às posições três e quatro. Norris, apesar de toda a velocidade, caía para quinto.

Nos últimos dez minutos, somente Aston Martin e Williams arriscaram os pneus macios, mas não deram grande volta no calor monegasco. Assim, os tempos não mudaram. Liderança mesmo de Leclerc, mas com os três primeiros no mesmo décimo.

F1 2022, GP de Mônaco, Monte Carlo, TL1:

1C LECLERCFerrari1:14.531 29
2S PÉREZRed Bull RBPT1:14.570+0.03930
3C SAINZFerrari1:14.601+0.07028
4M VERSTAPPENRed Bull RBPT1:14.712+0.18126
5L NORRISMcLaren Mercedes1:15.056+0.52531
6P GASLYAlphaTauri RBPT1:15.083+0.55233
7D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:15.157+0.62633
8G RUSSELLMercedes1:15.211+0.68034
9S VETTELAston Martin Mercedes1:15.387+0.85633
10L HAMILTONMercedes1:15.499+0.96829
11Y TSUNODAAlphaTauri RBPT1:15.536+1.00536
12L STROLLAston Martin Mercedes1:15.539+1.00826
13F ALONSOAlpine1:15.749+1.21828
14K MAGNUSSENHaas Ferrari1:15.806+1.27530
15A ALBONWilliams Mercedes1:16.110+1.57939
16E OCONAlpine1:16.315+1.78424
17G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:16.417+1.88627
18N LATIFIWilliams Mercedes1:17.714+3.18330
19M SCHUMACHERHaas Ferrari1:18.636+4.10512
20V BOTTASAlfa Romeo Ferrari 2
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