Leclerc supera Lauda e se isola como 2º piloto com mais poles pela Ferrari na F1

Charles Leclerc chegou à 24ª pole pela Ferrari e, agora, só aparece atrás de Michael Schumacher no quesito pela equipe italiana

A pole conquistada no último sábado (25) foi a mais importante da carreira de Charles Leclerc, já que propiciou ao piloto da Ferrari a primeira vitória correndo em casa, no GP de Mônaco. Mas foi uma pole também importante nas estatísticas históricas da equipe italiana.

A pole nas ruas de Monte Carlo foi a 24ª da carreira do monegasco na F1, mas também com as cores da Ferrari. A marca superou as 23 registradas pelo tricampeão Niki Lauda quando esteve na equipe italiana. Agora, apenas Michael Schumacher, com incríveis 58 vezes, assegurou mais posições de honra para a Ferrari do que Leclerc.

Lauda aparece em terceiro na lista, que ainda tem nas primeiras posições o brasileiro Felipe Massa, com 15, e Alberto Ascari, com 13. Na sequência surgem Sebastian Vettel, com 12, Jacky Ickx e Rubens Barrichello, também brasileiro, com 11.

Charles tem uma proporção pouco comum na F1 de 4 poles para cada vitória conquistada (são 24 para 6). No ano passado, Leclerc largou cinco vezes da posição de honra do grid, enquanto Mônaco foi a primeira em 2024.

Charles Leclerc venceu em Mônaco pela primeira vez (Foto: Pirelli)

Com a vitória em Mônaco, Leclerc reduziu bem a distância para o líder Max Verstappen na classificação do Mundial de Pilotos da F1 2024. Agora, 31 pontos separam os dois pilotos.

Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.

Confira o ranking dos recordistas de poles pela Ferrari:

1MICHAEL SCHUMACHER58
2CHARLES LECLERC24
3NIKI LAUDA23
4FELIPE MASSA15
5ALBERTO ASCARI13
6SEBASTIAN VETTEL12
7JACKY ICKX11
7RUBENS BARRICHELLO11
9GERHARD BERGER7
9KIMI RÄIKKÖNEN7

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.