Leclerc teme domínio da Red Bull na F1 até 2026: “Será muito difícil alcançá-los”

Sabendo da grande diferença da Red Bull em relação às rivais nos domingos, Charles Leclerc acredita que só uma mudança brusca no regulamento pode tornar a Fórmula 1 mais competitiva

A Ferrari chegou a fazer frente à Red Bull nas primeiras corridas de 2022, em que entrou em vigor o regulamento que explora o efeito-solo, quando Charles Leclerc venceu duas das três primeiras corridas do ano. No entanto, no decorrer da temporada, o time italiano perdeu forças e hoje os austríacos são os únicos com chances de vencer na Fórmula 1. Por isso, o monegasco teme que a hegemonia dure até 2026, quando entra em vigor o novo regulamento de motores.

A Red Bull está dominando a F1 como poucas vezes se viu na história do esporte. Desde que o novo regulamento passou a vigorar na categoria, foram 29 vitórias em 34 corridas (a Ferrari venceu quatro vezes e a Mercedes uma). Por isso, Leclerc afirmou que a Ferrari está trabalhando para tentar recuperar o terreno perdido, mas reconheceu que a tarefa é difícil.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando a
qui!

A Ferrari está focada em atualizações para melhorar o ritmo de corrida (Foto: AFP)

“É para isso que estamos trabalhando, mas, com certeza, eles têm uma margem muito grande. Será muito, muito difícil pegá-los antes da mudança nos regulamentos [de motores em 2026]. É diferente do passado porque na classificação estamos todos muito mais próximos do que antes”, disse o #16 da Ferrari.

Embora seja implacável durante as corridas, a Red Bull dá uma margem — ainda que pequena — para os adversários disputarem a pole-position no sábado. Em 2023 Ferrari e Mercedes já conseguiram esse feito. No domingo, no entanto, o equilíbrio desaparece e os taurinos vencem de forma tranquila. Por isso, Leclerc reiterou que o foco em Maranello é melhorar o ritmo da SF-23 durante os GPs.

“Normalmente, quando uma equipe dominava ela sobrava na classificação e na corrida. Mas agora, por alguma razão, a Red Bull é muito superior nas corridas. A diferença no domingo é muito maior do que no sábado, e por isso estamos trabalhando em nosso ritmo de corrida”, afirmou Leclerc

“Ainda há muito trabalho a fazer. Temos alguns desenvolvimentos nas próximas corridas que podem nos ajudar a dar um passo à frente. Mas também com este carro podemos ter algumas surpresas inesperadas porque são carros tão sensíveis que uma pequena mudança pode ter uma grande influência. E espero que seja o nosso caso”, finalizou.

Entre os dias 25 e 27 de agosto a Fórmula 1 retoma suas atividades com o GP da Holanda, em Zandvoort, para a disputa da 13ª etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. Aos sábados e domingos, há ainda a transmissão em segunda tela, no canal 1 do GP no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte.

https://youtube.com/watch?v=xflsDBD0_-c%3Fsi%3DLfos7ixW_Yc3KSTa
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.