Chefa da Sauber minimiza críticas de reserva Frijns sobre testes em 2013: “Ele ainda é jovem”

Monisha Kaltenborn sugeriu que o jovem Robin Frijns, de 21 anos, terá sua oportunidade para guiar o C32 durante algumas sextas-feiras de GP. A dirigente indo-austríaca entende que o piloto holandês está triste porque ainda não encontrou vaga na GP2 para correr neste ano

Nem bem chegou à F1, Robin Frijns começa a conhecer a dura realidade de quem está na categoria máxima do automobilismo mundial na condição de piloto de testes em tempos em que esses mesmos testes são absolutamente restritos. Contratado pela Sauber no fim do ano passado para ser o reserva da equipe suíça, o holandês, de 21 anos, esbravejou e disse que não terá o que fazer em 2013. Mas logo a chefa da Sauber, Monisha Kaltenborn, tratou de colocar panos quentes nas declarações do campeão da World Series by Renault em 2012.

Monisha tratou de minimizar as declarações de Robin Frijns (Foto: Sauber F1)

Conhecida pelo seu tom conciliador, a dirigente indo-austríaca, sucessora de Peter Sauber no comando do time de Hinwil, minimizou a insatisfação de Frijns que, à revista holandesa ‘Formule1’, disparou: “A Sauber nem tem simulador, então não posso ter nenhuma experiência desse tipo com eles”.

Kaltenborn falou sobre o assunto em entrevista ao diário suíço ‘Blick’. “Robin ainda é muito jovem. Ele disse o que disse, mas ele está irritado porque ele ainda não encontrou uma vaga na GP2 para esta temporada”, comentou a comandante da Sauber. “O [programa de] desenvolvimento para os jovens pilotos é um problema real”, analisou Monisha.

Por fim, a indo-austríaca, hoje com 41 anos, sugeriu que Frijns poderá ter a chance de testar o C32 durante algumas sextas-feiras de GP. “A melhor coisa para cada equipe seria dar a cada piloto reserva testar às sextas-feiras”, acrescentou a chefa da Sauber, que no ano passado teve Esteban Gutiérrez como reserva. O mexicano foi alçado ao posto de titular em 2013 e formará dupla com o alemão Nico Hülkenberg, ex-Force India.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.