Chefão da F1 diz “finalizar detalhes” para estrear corrida sprint no GP da Inglaterra

A corrida de classificação, ou sprint, vai virar realidade na F1. De acordo com o chefão Stefano Domenicali, a novidade está em vias de ser testada no GP da Inglaterra, em Silverstone

Assista aos melhores momentos do GP de Doha de MotoGP (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

O formato de corrida sprint está em vias de virar realidade na Fórmula 1. A novidade, uma corrida de classificação no sábado para definir o grid do GP no domingo, já foi aprovada para ser testada em 2021, com a estreia provavelmente acontecendo no GP da Inglaterra em Silverstone, em julho.

Quem apontou isso foi Stefano Domenicali, sucessor de Chase Carey como líder da Fórmula 1 na gestão do Liberty Media. De acordo com o dirigente, faltam apenas “detalhes” antes de confirmar uma corrida de classificação em Silverstone.

“Estamos finalizando os últimos detalhes”, disse Domenicali, entrevistado pela Sky Sports italiana. “A gente gostaria de ter um fim de semana muito mais intenso, com uma hora de treino livre na sexta-feira, classificação para a corrida sprint, com essa definindo o grid da corrida de verdade no domingo. Tudo para ter mais intensidade e gerar mais interesse. Queremos definir todos os detalhes para fazer esse experimento, que eu posso confirmar que deve acontecer em Silverstone. Depois, voltaremos a propor isso para o ano que vem”, seguiu.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

F1; FÓRMULA 1; STEFANO DOMENICALI;
Stefano Domenicali é novo chefão da Fórmula 1, e já trazendo novidades (Foto: Lamborghini)

O objetivo da F1 é usar corridas em 2021 como teste visando uma implementação completa do formato para 2022. Ainda não está claro se o plano é testar apenas em Silverstone ou em outras corridas do segundo semestre.

A proposta das corridas de classificação é debatida para valer desde 2019, mas nunca vingou. As equipes de ponta não queriam apoiar um formato que implicava em grid invertido. A solução foi simples: a ordem final da corrida de classificação, ou corrida sprint, será a mesma do grid de largada no domingo.

A princípio, a corrida de classificação de Silverstone será em 17 de julho, seguida pelo GP da Inglaterra propriamente dito em 18 de julho. A versão definitiva do formato só será divulgada junto da confirmação oficial da F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.