Chefão da F1 pede para Ferrari encontrar “solução certa” após saída de Binotto

Stefano Domenicali, que tem grande história com a escuderia italiana, afirmou que "ficar em 2º com a Ferrari não é suficiente". Ainda assim, ressaltou recuperação do time de Maranello na gestão Binotto

Último chefe de equipe da Ferrari a conquistar um título — o do Mundial de Construtores, em 2008 —, Stefano Domenicali pediu rapidez da escuderia italiana na definição do novo nome após a saída de Mattia Binotto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Relacionadas


Binotto pagou o preço pela falta de competitividade da Ferrari desde 2019 e, na terça-feira, teve sua saída como chefe de equipe confirmada pelo time de Maranello. O crédito pela volta ao pelotão da frente após dois anos difíceis não pesou mais na balança do que os erros de estratégia e sucessivas confusões no comando — além do descontentamento de Charles Leclerc.

“Claro que não é suficiente ficar em 2º com a Ferrari. Estive na mesma posição anos atrás, e quero que Mattia (Binotto) permaneça focado e que siga acreditando em si. Não quero me intrometer na dinâmica do time, mas com certeza, desejo o melhor para ele no futuro”, afirmou o chefão da Fórmula 1.

Domenicali também disse acreditar em uma batalha mais acirrada pelo título da F1 em 2023 (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)

O vice no Mundial de Construtores (554 pontos, contra 759 da Red Bull) e no Mundial de Pilotos (Leclerc somou 308 tentos, 3 à frente de Sergio Pérez e 146 atrás de Max Verstappen) não foram suficientes para manter Binotto no cargo. O futuro ex-chefe deixará a Ferrari após 28 anos de serviço.

A escuderia italiana agora já pensa em um substituto, mesmo que a conclusão do processo para a escolha do novo chefe de equipe seja esperada somente para o próximo ano. Frédéric Vasseur, da Alfa Romeo, desponta como favorito.

“Realmente espero que a Ferrari encontre a solução certa para permanecer focada na pista. Fizeram uma grande recuperação de onde estavam há dois anos. Precisamos que a Ferrari seja competitiva, precisamos que ela tenha um time bom e forte, com ótimos pilotos, para disputar com os outros. Tenho certeza de que teremos mais times lutando pelas primeiras posições em 2023 — o sonho é esse”, completou Domenicali.

POR QUE O CASAMENTO BINOTTO-FERRARI TERMINOU EM DIVÓRCIO
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.