Chefe cobra equipe e entende que Vettel “ainda tem de dar sua melhor versão ao volante da Ferrari”

Maurizio Arrivabene acredita que Sebastian Vettel tem potencial para fazer muito mais do que fez entre 2015 e 2018, seu período até agora como piloto da Ferrari. Mas o dirigente também entende que a equipe “deve poder criar as condições ideais para permitir que ele dê o melhor de si”

Em 2018, A Ferrari perdeu a chance mais real de voltar ao topo da F1 nos últimos tempos. Durante boa parte da temporada, Sebastian Vettel deu a pinta de que finalmente quebraria o jejum de mais de dez anos sem título para Maranello, liderando o Mundial de Pilotos até o GP da Alemanha. A prova em Hockenheim, marcada por um erro cometido pelo alemão, representou o divisor de águas e marcou o início da arrancada de Lewis Hamilton rumo ao pentacampeonato, sacramentado no México.
 
Já foram quatro temporadas de Vettel como piloto da Ferrari. Contudo, Maurizio Arrivabene acredita que o tetracampeão ainda não mostrou tudo o que é capaz de fazer neste período. E cobrou não apenas seu piloto, mas também a equipe, exortando-a a entregar as melhores condições para que Seb finalmente ajude a Ferrari a superar a Mercedes.
 
“Talvez lhe demos cotoveladas para se defender melhor quando tiver de lutar contra os seus oponentes”, brincou o chefe da Ferrari durante festa de premiação promovida pela revista italiana ‘Autosprint’.
Vettel ainda não chegou ao seu máximo como piloto da Ferrari, diz Arrivabene (Foto: Ferrari)

“Seb é nosso piloto, seus objetivos são os mesmos que toda a equipe espera alcançar. Ele é um cara que ainda tem de dar sua melhor versão ao volante de uma Ferrari, mas a equipe deve poder criar as condições ideais para permitir que ele dê o melhor de si. Se for assim, com esse algo extra que Seb pode dar, com certeza vai ser incrível”, explicou.

 
Na mesma premiação, Arrivabene mostrou preocupação com o novo titular da equipe, o jovem Charles Leclerc, que chega à Ferrari apenas na sua segunda temporada como piloto do grid da F1.
 
“Charles tem talento e já demonstrou que é um piloto forte, mas você deve proteger e garantir que ele não vai se queimar com a atenção tão grande que a Ferrari proporciona. Seu objetivo vai ser se integrar à equipe e aproveitar a presença de um piloto como Sebastian Vettel nos boxes para crescer”, disse.
 
Por fim, o dirigente contou que já chegou a ver o novo carro, ainda em fase de construção, mas lembrou que ainda é muito cedo para saber o que o modelo vai poder render em 2019.
 
“Já vi o modelo, mas foram apenas duas semanas. Vários componentes estão em fase de produção, mas algumas peças básicas na performance vão ser construídas com o tempo justo para chegar aos testes em Barcelona”, comentou Maurizio, ressaltando o empenho dos profissionais de Maranello no projeto do novo carro.
 
“Os engenheiros, como de costume, passam o máximo possível de tempo. Por enquanto, temos os dados das simulações, mas para esperar onde estaremos temos de esperar os testes de Barcelona”, complementou.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.