Chefe da AlphaTauri alfineta Mazepin: “Só pilotos inteligentes prevalecem na F1”

Franz Tost, chefe da AlphaTauri, conhece jovens pilotos com poucos. E, na avaliação do dirigente, Nikita Mazepin ainda precisa de mais cabeça antes de brilhar na Fórmula 1

Nikita Mazepin ainda não construiu uma grande reputação no automobilismo. Além de resultados não tão brilhantes na pista, o russo já tem uma lista de comportamentos preocupantes fora delas. Questionado sobre o que espera do russo na Haas, Franz Tost apontou: de acordo com o chefe da AlphaTauri, é necessário mostrar inteligência para garantir um bom futuro.

Além de destacar a necessidade de inteligência, Tost disse que espera também um bom comportamento de um piloto promissor. Dois aspectos nos quais Mazepin ainda sofre.

“Eu poderia ir ao extremo e dizer que não dá para transformar uma vaca em um tigre”, disse Tost ao Auto Motor und Sport, ao ser questionado sobre Mazepin. “No fim das contas, sempre depende de quanto cérebro um piloto tem, como ele o usa no cockpit. Eu já percebi nesse meu longo tempo envolvido com o automobilismo que só prevalecem pilotos inteligentes, pilotos que sabem o motivo para estar aqui [no automobilismo] e se comportam da maneira adequada”, seguiu.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Nikita Mazepin visitou a fábrica da Haas (Foto: Haas)

A ficha corrida de Mazepin já é longa. Em 2020, o russo ficou um ponto de punição distante de uma suspensão na Fórmula 2. Depois de ser anunciado na Haas, apareceu nas redes sociais segurando os seios de uma mulher, claramente incomodada. A cereja no bolo foi uma multa por furar sinal vermelho na Inglaterra.

Mazepin fica, aos olhos de Tost, um patamar abaixo do de outros jovens pilotos, incluindo os outros dois estreantes da Fórmula 1 em 2021.

“Estão chegando alguns jovens pilotos que são ótimos. Além do Mick [Schumacher] e do Yuki [Tsunoda], também coloco o Shwartzman nesse grupo. Eu vejo esses três em um nível muito alto. Essa geração vai definir o futuro da Fórmula 1”, encerrou.

Tsunoda, aliás, é um dos pilotos da AlphaTauri, formando dupla com Pierre Gasly. Mazepin, por sua vez, fica na companhia do também estreante Schumacher na Haas. A temporada 2021 começa em 28 de março, data do GP do Bahrein, em Sakhir.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.