Chefe da AlphaTauri elogia Verstappen por título “inacreditável”: “Foi o mais rápido”

Franz Tost parabenizou Max Verstappen por seu primeiro título mundial de Fórmula 1 e destacou temporada histórica para a AlphaTauri, que conseguiu bater recorde de pontos

VERSTAPPEN CAMPEÃO SOBRE HAMILTON: TUDO SOBRE A F1 2021 | Paddock GP #272

O primeiro título mundial de Max Verstappen na Fórmula 1, assegurado no último domingo (12) após vitória no GP de Abu Dhabi, não causou reações apenas em Red Bull e Mercedes. Equipe B dos taurinos, a AlphaTauri já teve o holandês como titular — em 2015, quando entrou na categoria, e nas quatro primeiras etapas de 2016, antes de ir para o time principal — e o chefe da escuderia de Faenza, Franz Tost, não deixou de parabenizar o holandês. Segundo ele, o piloto mais rápido de 2021 acabou com a taça no final.

“Que corrida inacreditável em Abu Dhabi. Parabéns a Max Verstappen, Red Bull e Honda por vencerem o título mundial”, disse Tost. “Eles fizeram um trabalho incrível durante o ano, e Max realmente mereceu. Foi o piloto mais rápido esse ano e a equipe teve um desempenho fantástico”, elogiou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

FRANZ TOST; YUKI TSUNODA; PIERRE GASLY; ALPHATAURI;
Franz Tost comanda a AlphaTauri, de Pierre Gasly e Yuki Tsunoda (Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

O final de ano da AlphaTauri também foi positivo, principalmente em relação à posição de Yuki Tsunoda na corrida derradeira da temporada. O japonês conseguiu em Abu Dhabi — justamente a etapa de encerramento de 2021 — seu melhor resultado na Fórmula 1, com o quarto lugar. Pierre Gasly, que passou dos 100 pontos na temporada, chegou logo atrás, em quinto.

“Também estamos felizes por nós, porque trouxemos um ótimo resultado, o melhor do ano, e 22 pontos com Yuki [Tsunoda] em quarto e Pierre [Gasly] em quinto, tendo começado em oitavo e 12º, respectivamente”, ressaltou. “Misturamos a estratégia, com Yuki começando nos médios enquanto Pierre tinha um jogo novo de pneus duros. Os dois fizeram um primeiro stint muito inteligente e gerenciaram os compostos muito bem”, analisou.

“Pierre ficou preso atrás de [Fernando] Alonso”, lamentou. “Acho que ele poderia ter sido bem mais rápido, mas ainda assim, graças ao safety-car e boas decisões estratégicas, a equipe conseguiu cruzar a linha de chegada com os dois pilotos entre os cinco primeiros”, comemorou.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Campeão mundial de 2021, Max Verstappen foi considerado o piloto mais rápido do ano por Franz Tost (Foto: Red Bull Content Pool)

O resultado de 2021 fez a AlphaTauri alcançar seu melhor resultado na história da Fórmula 1, com 142 pontos em sexto lugar. No ano que vem, a categoria terá um novo regulamento técnico. E com as novas regras, Tost espera que a subida de rendimento de sua equipe possa continuar por pelo menos mais uma temporada.

“Nós terminamos a temporada com 142 pontos, o máximo que já conseguimos marcar na história da equipe e apenas 13 pontos atrás da Alpine”, pontuou. “A equipe deu um grande passo à frente em todas as áreas e estou realmente ansioso para o próximo ano, espero que com um carro competitivo, para que possamos brigar por boas posições”, finalizou.

“Isso está sendo manipulado”, reagiu Hamilton na volta final do GP de Abu Dhabi (Vídeo: Reprodução)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.