Chefe da AlphaTauri vê F1 “ultrapassada” e defende compra de peças de outras equipes

Diferente da maioria dos dirigentes do grid, Franz Tost criticou os "puristas da Fórmula 1" e defendeu a compra de peças de outras equipes. O orçamento, claro, foi uma das questões levantadas pelo dirigente da AlphaTauri

A polêmica envolvendo a RP20, carro da Racing Point chamado de “Mercedes rosa” continua rendendo no paddock da Fórmula 1. Franz Tost, chefe de equipe da AlphaTauri, acredita que as equipe deveriam comprar mais partes de rivais para construir carros.

O dirigente austríaco opinou sobre o assunto e disse que a AlphaTauri deveria tirar mais vantagem do relacionamento com a “irmã” Red Bull. A opinião diverge da maioria do grid neste momento conturbado, pois a maioria das equipes e a FIA denfendem que cada time contrua suas próprias partes listadas do carro.

“Minha opinião pessoal é que as equipes deveriam comprar mais de outras equipes. Por quê? Porque, para mim, essa filosofia de que todo time deve ser um construtor é ultrapassada”, afirmou Tost.

“Sei o que os puristas da Fórmula 1 dizem: ‘Ah, você precisa ser construtor, toda equipe precisa desenhar tudo em casa’. A questão é, e sabemos que os engenheiros dizem isso: como financiar?”, seguiu o chefe da AlphaTauri.

AlphaTauri e Racing Point em disputa durante GP da Inglaterra de 2020 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Recentemente, a Racing Point foi punida com a perda de 15 pontos no Mundial de Construtores e uma multa de € 400 mil por copiar os dutos de freio da Mercedes W10, campeã mundial em 2019. A equipe alega inocência com o argumento de que obteve informações da peça listada no ano passado, quando ainda era legal, e através de imagens.

Tost também comentou o plano da Federação Internacional de Automobilismo de proibir a cópia de peças de escuderias rivais e a partir de fotografias.

“Você não pode impedir times de tirarem fotos de outros carros. Isso é mais velho do que a própria Fórmula 1. A questão é agora, especialmente com esses dutos de freio, porque obviamente você não pode obter imagens das partes internas e pequenas na pista”, declarou.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar