Chefe da Ferrari diz que manobra para melhorar posição de Alonso foi decisão correta e agradece Massa

Mesmo com a reclamação do piloto brasileiro após a corrida, Stefano Domenicali disse que a decisão de jogar Alonso para a sétima colocação foi correta e diz que esperou até o último minuto para saber se a Red Bull faria a mesma coisa com Mark Webber

 Quem vence a temporada 2012 da F1, Vettel ou Alonso?

Poucas horas antes do início do GP dos Estados Unidos, a notícia de que a Ferrari estava estudando a possibilidade de trocar o câmbio de Felipe Massa para jogar Fernando Alonso, e o brasileiro, para o lado limpo da pista começou a circular nas redes sociais. O boato se transformou em verdade e Massa caiu da sexta para a 11ª colocação, e jogou o espanhol para sétimo, o que ajudou na disputa pelo título, já que ele acabou a prova apenas atrás de Lewis Hamilton e de Sebastian Vettel e levou a disputa do título para o GP do Brasil, última prova do campeonato.

Apesar de a mudança ter favorecido Alonso e não ter prejudicado Massa, já que ele acabou a prova na quarta colocação, o brasileiro não gostou nada da opção da equipe e reclamou bastante após o final da corrida. Para Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, a decisão tomada foi correta, dentro do regulamento e não viu problema algum nisso.

Stefano Domenicali acredita que decisão em punir Massa no grid para favorecer Alonso foi correta (Foto: Ferrari)

“Eu prefiro ser totalmente transparente, porque é algo que você pode simular facilmente se quiser. Mas eu senti que era correto dizer a verdade. Este é o nosso estilo, é o meu estilo”, disse Domenicali. “É algo que temos a responsabilidade de fazer e nós sabíamos que a diferença de aderência dos dois lados [da pista] era muito alta. E sabíamos que, para estar na luta no Brasil, era importante ter Alonso na frente nas primeiras voltas, caso contrário, o campeonato teria quase terminado”, falou.

“No final do dia, acho que foi a coisa certa a se fazer. Quando você trabalha na equipe Ferrari, sabe que o time é o centro das decisões e os pilotos respeitam. Tenho que agradecer Felipe por isso”, completou.

Apesar da chateação de Massa, Domenicali diz que o brasileiro entendeu a decisão da equipe e confirmou que pensou na possibilidade de a Red Bull fazer o mesmo com Mark Webber – o que foi cogitado, mas não aconteceu. “Eu acho que ele [Massa]. Expliquei-lhe a decisão. Tenho que dizer que, se outro chefe de equipe falar que não fizemos a escolha certa, ele está mentindo para você”, falou.

“Por isso [a possibilidade da mudança de Webber], esperamos até o último momento para fazer isso. Isso faz parte das coisas que você tem que decidir. Isso faz parte do jogo”, completou.

Perguntado se não pensou que a manobra iria prejudicar ou ajudar outros pilotos, o dirigente foi sincero e disse que não. “Para ser honesto, não. Digo a verdade. Se eu falar o contrário, você não iria acreditar em mim, por isso digo não”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.