Chefe da Lotus comemora boa forma de Räikkönen e diz que equipe “melhorou em tudo” em 2013

Eric Boullier vibrou com a boa forma exibida por Kimi Räikkönen neste começo de temporada e destacou o ambiente na Lotus como um dos fatores para que o finlandês alcance seu melhor rendimento

Graças a uma pilotagem precisa e eficiente, Kimi Räikkönen voou para a vitória no GP da Austrália e abriu a temporada 2013 do Mundial de F1 no topo do pódio, pulverizando o teórico favoritismo da Red Bull de Sebastian Vettel e alcançando o triunfo na base de uma estratégia cirúrgica, bem-sucedida graças ao bom trato do Lotus E21 com os novos pneus. Eric Boullier, comandante da equipe de Enstone, não conteve os elogios ao finlandês e destacou sua boa forma. Além disso, o dirigente francês destacou também a evolução alcançada pela Lotus que, em sua opinião, “melhorou em tudo” neste ano.

Boullier rasgou elogios ao seu piloto. O campeão mundial de 2007 é o grande responsável por colocar a Lotus entre as equipes de topo da F1. Graças à vitória de Kimi e ao décimo lugar de Romain Grosjean, a escuderia britânica é a segunda colocada do Mundial de Construtores e soma 26 pontos, quatro a menos que a líder Ferrari.

Boullier disse que o ambiente da Lotus é importante para Räikkönen (Foto: Getty Images)

“Kimi evoluiu muito ao longo do ano passado. Você pôde ver que ele teve uma segunda metade de temporada muito forte em 2012.E ele começou esta temporada da mesma forma que terminou o ano passado. Nós podemos esperar que ele seja forte”, comentou o dirigente francês durante entrevista coletiva concedida após a prova em Albert Park.

O comandante da escuderia aurinegra falou também a respeito da liberdade que Kimi tem dentro da Lotus, e isso é, segundo Boullier, determinante para seu sucesso e seu crescimento desde que voltou à F1 após ter ficado dois anos no WRC. “Não acho que ninguém neste mundo pode dizer a Kimi o que ele deveria fazer, então não serei eu a começar”, brincou.

“É verdade que o ambiente que temos em Enstone é que queremos que as pessoas sejam criativas e elas mesmas. É muito melhor para todos, e nós estamos fazendo isso, limitando a política e, em Kimi, limitando o que ele odeia”, ressaltou. Räikkönen frequentemente diz que o ambiente das corridas o agrada, mas, ao mesmo tempo, não tem grande apreço por eventos publicitários e, principalmente, pela política que cerca a F1.

Questionado a respeito dos pontos onde a Lotus melhorou para 2013, Boullier elogiou toda a equipe. “Está melhor em tudo, para ser sincero. Há uma melhor coordenação. Temos boas pessoas em Enstone, seja na aerodinâmica, eletrônica, projeto e motor. Eles sabem o que precisam fazer. E isso está dando certo”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.