Chefe da McLaren diz que equipes foram “irracionais” ao proibir teste da Pirelli em Austin

Martin Whitmarsh afirmou que o maior problema do treino que a equipe ia fazer não era usar o carro de 2011 nem contar com os pneus do ano que vem, mas, sim, a percepção de que a escuderia estaria sendo beneficiada

A cobertura completa do GP da Coreia de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens da sexta-feira da F1 na Coreia
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As informações em tempo real dos treinos para o GP da Coreia

Chefe de equipe da McLaren, Martin Whitmarsh não se mostrou surpreso com o cancelamento do teste com a Pirelli no circuito de Austin. O inglês afirmou que já esperava ver outros times sendo contrários à atividade, mas criticou o posicionamento dos rivais, chamando-os de “irracionais”.

“Eu posso entender a posição da FIA e suspeito que algumas equipes disseram que isso é um escândalo, mas no fim essa é a decisão. Eu não estou surpreso, mas não acho que tenha sido racional. Só que nós somos guiados pela emoção, não somos?”, declarou.

Martin Whitmarsh não gostou do posicionamento das outras equipes (Foto: McLaren)

A McLaren havia anunciado, há algumas semanas, que participaria de um treino de pneus com no circuito norte-americano no fim do mês de outubro de olho no campeonato do próximo ano, já que a Pirelli precisa construir um composto reforçado para as rodas traseiras devido à exigências dos novos motores turbo em 2014.

Algumas escuderias rivais, no entanto, foram contra a atividade, afirmando que a McLaren seria beneficiada, e reclamaram com a FIA, que proibiu o teste. Com isso, as próprias equipes acabaram sendo as mais prejudicadas, pois a fornecedora italiana será obrigada a construir os pneus sem tê-los levado à pista.

Apesar disso, o chefe da McLaren afirmou que o time não levaria tanta vantagem, pois teria os pilotos reservas comandando um carro antigo. “Eu acho que testar o carro de 2011 com os pneus de 2014, tudo sendo controlado pela Pirelli, e Oliver Turvey ou Kevin Magnussen pilotando não vai nos ajudar muito”, disse o dirigente.

“Eu não acho que seja extremamente frustrante, mas seria muito desapontador se a Pirelli claramente precisasse testar. Eles têm um desafio com os pneus traseiros para 2014 e nós estamos lhes negando essa oportunidade. Então isso não é muito bom”, acrescentou.

O chefe da escuderia inglesa, por fim, descartou apelar contra a decisão da FIA e desabafou ao dizer que o principal problema não é que a McLaren pode ser beneficiada pela atividade, mas é que as outras equipes acham que isso pode acontecer, então rapidamente reagiram para evitar qualquer contratempo.

“Eu já disse que vamos respeitar completamente o que as outras equipes acham, e dá para ver isso do ponto de via da FIA. As pessoas continuam perguntando se vamos apelar e argumentar, mas é mais sobre como isso é visto. Não importa se for com o carro de 2011 ou com os pneus de 2014, mas as pessoas acham que a McLaren terá vantagem. Então depende da percepção”, encerrou.

'Causa mortis: descaso'
Morte de Vanessa Daya reúne suspeitas por erros e omissões

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.