Chefe da Mercedes investe R$ 240 milhões e vira acionista da Aston Martin

Toto Wolff, chefe da Mercedes, adquiriu 4,77% das ações da Aston Martin, virando assim acionista da montadora atualmente comandada pelo amigo Lawrence Stroll. A marca britânica vai voltar ao grid do Mundial de F1 em 2021 no lugar da Racing Point

Toto Wolff é o mais novo acionista da Aston Martin. Por £ 37 milhões (ou R$ 242 milhões, na cotação atual), o chefe de equipe da Mercedes adquiriu 4,77% das ações da marca britânica, que vai voltar ao grid do Mundial de F1 na próxima temporada em substituição à Racing Point. Desta forma, Wolff estreita ainda mais os laços empresariais com Lawrence Stroll, que é o acionista majoritário da Aston Martin, com 25%. A notícia foi confirmada neste sábado (18) e publicada no site oficial da F1.
 
Wolff, contudo, permanece no comando da Mercedes, de forma que a transação com a Aston Martin é considerada pelo austríaco somente como “um investimento financeiro”.
 
A participação acionária do austríaco de 48 anos na Aston Martin vai ser diluída na semana que vem por conta da forte ampliação de capital que a empresa britânica vai promover nas próximas semanas. Em teoria, tal cenário tende a aumentar o controle que Stroll detém sobre a companhia.
Toto Wolff é o novo acionista da Aston Martin (Foto: Mercedes)
Segundo a assessoria de imprensa de Wolff, sua participação é “totalmente diluída após a emissão de direitos pendentes. Esse investimento vai representar uma participação de 0,95% na empresa”.
 
“É um investimento financeiro, e a parceria e os papéis executivos de Toto com a Mercedes não são afetados pela transação”, assegurou o porta-voz do dirigente da equipe que comanda a F1 desde 2014.
 
O investimento acionário de Wolff na Aston Martin, ainda que seja independente da Mercedes, também mostra um estreitamento maior dos laços entre a marca alemã e a montadora britânica. A Daimler, empresa-dona da Mercedes, detém ações da Aston Martin e aprovou a transação feita por Toto Wolff.
 
Ainda como Racing Point, a equipe de Silverstone se apresentou para os testes de pré-temporada com uma clara cópia do W10, modelo com o qual a Mercedes faturou o hexacampeonato do Mundial de Construtores e também do Mundial de Pilotos, com Lewis Hamilton, no ano passado. O 'clone' RP20 pilotado por Sergio Pérez e Lance Stroll, filho de Lawrence, foi uma das sensações dos trabalhos em Barcelona.

Paddockast #57
MARIANA BECKER e os bastidores da F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube