Chefe da Mercedes nega possibilidade de absorver Racing Point como ‘equipe B’ nos moldes de Ferrari-Haas

Toto Wolff, diretor-esportivo da Mercedes, garantiu que a extensão da parceria com a Racing Point - que agora vai usar o túnel de vento da equipe alemã - não muda algo definido previamente: a equipe de Lawrence Stroll não será uma B da Mercedes

A Mercedes não vai tornar a Racing Point numa equipe B nos moldes do que a Ferrari tem com a Haas. Ao menos foi o que garantiu o diretor-executivo da equipe alemã, Toto Wolff. A possibilidade já vem sendo ventilada desde a compra da antiga Force India pelo consórcio Racing Point e que ganhou força nesta semana com o anúncio de que os ingleses vão utilizar o túnel de vento da Mercedes.
 
Na realidade, a Racing Point já se aproveitou do esquema inaugurado pela Haas em 2016 e utiliza motor, caixa de câmbio, sistema hidráulico e algumas partes eletrônicas fabricadas pela Mercedes. Mas é apenas uma parceria tecnológica, garantem os envolvidos.
 
"Em primeiro lugar, não estamos fazendo um modelo como Haas-Ferrari porque a Haas era uma nova equipe criada do nada. Esses caras [da Racing Point] existem há muito tempo. Nosso modelo é bem distinto. Andy [Green, diretor-técnico da Racing Point] e sua equipe sabem bem o que querem alcançar com o carro, contam com um grupo técnico sólido e vão nessa direção", afirmou Wolff.
Lance Stroll (Foto: Racing Point)

"Vão usar nossa infraestrutura e ver as mudanças nas regras para 2021. Uma vez que estiverem claras, decidiremos em quais áreas queremos colaborar – e onde será possível", explicou.

 
Apesar das garantias, Wolff vai na contramão dos chefes de equipe que se opõem ao esquema de equipes B.
 
"Não vejo o que tem de tão ruim no atual modelo Haas-Ferrari. Permitimos a montar um time alguém que queria muito entrar na Fórmula 1 e, para isso, pôde contar com a cooperação da Ferrari. Assim, luta constantemente no meio do pelotão. Acho que isso é bom para a F1", seguiu.
 
Andy Green explicou que a estratégia de usar o túnel de vento da Mercedes é puramente logística visando eficiência.
 
"Nosso departamento de aerodinâmica está em Brackley, assim como o túnel de vento da Mercedes. É muito mais fácil testar em Brackley do que em Colônia. Então, quando ofereceram como oportunidade de usarmos para testes, foi uma escolha óbvia", apontou.
 
O diretor-técnico da Racing Point também manifestou o desejo para que as novas regras da F1, preparadas para 2021, não proíbam o tipo de colaboração utilizado ao lado da Mercedes.
 
"Usamos o câmbio e a parte hidráulica deles. Gostaria que continuasse assim. Tudo está sob discussão para 2021, está na agenda. Pensamos em para onde vamos após 2021. Queremos construir o time de maneira eficiente ao redor dessas regras e, quando estiveram finalizadas, teremos uma ideia clara do que precisamos", encerrou.

Veja os horários do fim de semana da F1 na China.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.