Chefe da Nissan se diz “frustrado” por negociação de Albon com Toro Rosso: “Tínhamos contrato de 3 anos”

A Nissan e.dams contava com Alexander Albon na FE ao longo prazo, mas não esperava uma investida da Toro Rosso. O chefe Jean-Paul Driot confirmou a negociação do tailandês com a equipe de Faenza, que ofereceu a titularidade em 2019

A Nissan achava que estava com dupla definida para temporada 2018/19 da Fórmula E, mas se vê precisando de uma solução emergencial. Jean-Paul Driot, chefe da operação da Nissan e.dams no campeonato elétrico, confirmou as negociações entre Alexander Albon e Toro Rosso, disposta a oferecer um contrato para a temporada 2019 da F1.
 
A situação surpreende Driot, que contava com Albon ao longo prazo. O contrato do tailandês com a Nissan vale por três anos, mas está em vias de ser inutilizado pela Toro Rosso, disposta a oferecer reparação financeira.
 
“Isso veio do nada”, disse Driot, questionado pela revista britânica Autosport.”Nós da DAMS e da Nissan estamos muito frustrados porque, em termos de DAMS e de F2, nós fizemos muitas coisas para ajudar o Albon a correr, do ponto de vista financeiro. Nós o demos um bom carro porque um ano antes a equipe dele [ART] não conseguiu andar bem. Com a gente ele se mostrou muito rápido, algo que eu nunca duvidei. Nós fizemos um contrato de três anos [na FE] e de uma hora para outra, ajudando-o e melhorando sua imagem, temos a Toro Rosso e o Marko dizendo que querem o Albon no carro”, lamentou.
Alexander Albon estava confirmado na Nissan, mas virou alvo da Toro Rosso (Foto: Nissan/Divulgação)

A negociação de Albon com a Toro Rosso comprometeu os testes de pré-temporada da Nissan. A equipe passou dois dias tentando avançar no cronograma de atividades apenas com Sébastien Buemi. No terceiro, Oliver Rowland foi acionado como solução de última hora.

 
Apesar de chateada, a Nissan diz entender a motivação de Albon. “Quando você pergunta ao cego se ele quer enxergar, você já sabe a resposta. Quando falamos sobre F1 com um piloto que sempre sonhou com isso, você sabe a resposta também. Estamos negociando com a Toro Rosso, mas a cúpula da Nissan não está muito feliz, como se pode imaginar. Eles estão muito chateados porque tínhamos contrato de três anos. Mas vamos achar uma solução”, encerrou.
 
Albon luta com Brendon Hartley pela segunda vaga na Toro Rosso. A primeira já é de Daniil Kvyat, de volta após ser demitido no meio de 2017.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube