Chefe da Red Bull afirma que Vettel perdeu tocada de "bailarina" do carro com novo sistema de freios

Christian Horner avaliou que luta pelo título da F1 nas últimas temporadas desgastou Sebastian Vettel. Chefe da Red Bull citou mudança no regulamento como causa para desempenho do germânico em 2014

Sebastian Vettel não vem repetindo em 2014 a performance dominante dos últimos anos. Com metade da temporada completada, o germânico ocupa a sexta colocação no Mundial de Pilotos, 114 pontos atrás de Nico Rosberg, o líder do Mundial.
 
Na visão de Christian Horner, chefe da Red Bull, o desempenho de Vettel é resultado de inúmeros fatores, inclusive o desgaste acumulado por conta da disputa pelo título da F1 nos últimos anos.
Christian Horner avaliou que batalha pelo título nos últimos anos esgotou Vettel (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
“É uma combinação de várias coisas”, disse Horner em entrevista à publicação germânica ‘Auto Bild’. “Primeiro, quando você luta pelo título por cinco anos, isso te desgasta um pouco, mas este não é o problema fundamental”, apontou.
 
“A forma como Vettel extraiu aqueles décimos extras do carro nos últimos anos foi bem única”, avaliou. “Ele é muito sensível ao comportamento do carro, especialmente na freada”, apontou. 
 
De acordo com o chefe da Red Bull, com a proibição do sistema de freios elétricos (brake-by-wire), Vettel “perdeu parte de seu feeling com o carro”. “E a dirigibilidade era muito ruim, então Seb não podia cuidar dos pneus da forma como sempre fez”, explicou Horner.
 
Ainda, Horner comentou que Vettel costumava guiar “como uma bailarina, dançando no acelerador e nos freios”, o que não foi possível inicialmente em 2014.
 
Com o trabalho de Red Bull e Renault, Horner acredita que Vettel mostrou na Hungria que está “recuperando o feeling com o carro”.
 
“Nós também não podemos esquecer quantos problemas mecânicos Sebastian teve, muitos deles foram coisas pequenas que atrapalharam seu fluxo”, considerou. “Então ele teve menos tempo para adaptar seu estilo de pilotagem”, concluiu.


Saiu o pacote de viagem do GRANDE PRÊMIO para a corrida decisiva da temporada.
Clique e consulte as vantagens
 | condições especiais prorrogadas

Tão ricos: dupla da Ferrari e Vettel são mais bem pagos da F1 2014

Foi divulgada nesta terça (12), a lista anual de sálarios entre os pilotos da F1. Na compilação, feita pelo 'Business Book GP2014', Fernando Alonso segue sendo o mais bem pago entre os 22 pilotos, mas desta vez com a companhia de sua dupla na Ferrari, Kimi Räikkönen, e Sebastian Vettel, da Red Bull.

Os três aparecem com vencimentos de cerca de R$ 67 milhões. É um aumento de R$ 5 milhões em relação ao líder da lista no ano anterior. Leia aqui a reportagem e veja a lista completa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.