Chefe da Red Bull expressa preocupação e diz que F1 está perdendo chance única com regulamento para 2017

Christian Horner, chefe da Red Bull, se mostrou preocupado quanto ao regulamento 2017 da F1. O dirigente inglês sente que a maior das categorias está perdendo uma grande oportunidade para produzir carros realmente espetaculares e que possa “separar os meninos dos homens”

Chefe da Red Bull, Christian Horner expressou preocupação quanto ao regulamento para a temporada 2017 e afirmou que a F1 está perdendo uma grande chance para finalmente aprovar um carro que de fato "separe os meninos dos homens". 
 
Desde o ano passado, a maior das categorias discute propostas para melhorar o design dos bólidos e torná-los, ao mesmo tempo, agressivos e muito mais rápidos. A ideia por trás do esforço é atrair público e ampliar a audiência, passando a mensagem de que a F1 ainda está no topo em termos de carros de corrida. 
 
Após a reunião de Conselho Mundial do Esporte a Motor, em Genebra, na última sexta-feira, os planos que serão colocados para a aprovação final das regras — o prazo é de 30 de abril —, incluem uma proposta que visa melhorar os tempos de volta dos novos carros em 4s por volta, dependendo do circuito. 
Christian Horner se mostrou preocupado com as regras para 2017 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Horner, entretanto, queria mais e admitiu que algumas das ideias não foram para a frente por receio de algumas equipes. “Nós ainda temos até o fim de abril para definirmos as regras. Do ponto de vista do esporte em si, chegar a um carro que represente um verdadeiro desafio aos pilotos e separe os homens dos meninos é algo verdadeiramente espetacular, é algo que todo mundo quer ver”, afirmou o dirigente. 
 
“O conceito inicial foi entregue há um ano e meio por nós para sermos mais agressivos com os carros, para voltar ao básico de como um carro de F1 deve se parecer. Durante um período de um ano, terminamos onde estamos. É um passo em frente, estamos no rumo certo, mas ainda não chegamos lá. Ao menos, pelo que está proposto, e nisso fundamentalmente estamos de acordo, é que vai ser um passo em frente, certamente um passo no rumo certo, mas não tão grande como gostaríamos que fosse”, admitiu o inglês. 
 
Horner sente que ainda há uma oportunidade para se repensar alguns pontos do regulamento e melhorá-lo até o prazo final. “Temos uma grande chance para abordarmos algumas questões, embora haja relutância em certos aspectos. Mas espero que, no tempo entre agora e o fim de abril, ainda haja uma chance de garantir o produto para 2017 abordando tais critérios, porque seria uma grande pena perder essa chance”, explicou o chefe, acrescentando ainda que é preciso também pensar na força das unidades de potência, apesar de todos os esforços para aperfeiçoar a parte aerodinâmica e a aderência mecânica dos novos carros. 
 
“Ainda estamos um pouco nervosos sobre colocar rodas mais largas em carros que vão criar muito mais downforce. Ao menos que você crie um downforce eficiente, e quando você considera a quantidade de aderência mecânica, você vai gastar mais tempo em aceleração máxima. E isso vai fazer com que a potência [do motor] seja um grande diferencial, de modo que essa é uma ligeira preocupação que temos de lidar partindo de um ponto de vista pessoal”, encerrou.
 
VEJA A EDIÇÃO #19 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA STOCK CAR, F1, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.