Chefe da Red Bull pede “clareza total” e alinhamento entre FIA e Liberty Media para evitar “regras ineficazes” em 2021

Conforme o regulamento de 2021 se desenha, Christian Horner demonstra preocupação com decisões e afirma: há um risco de que as mudanças não se tornem eficazes pela diferença de pensamento entre FIA e Liberty Media. O chefe de equipe ainda pontuou que as propostas iniciais já estão “se diluindo”

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Christian Horner acredita que a F1 corre o risco de não chegar a lugar nenhum com as regras para 2021, caso haja desentendimento de ideias entre Liberty Media e FIA. A mudança de 2021 no regulamento da F1 tem sido tratada como um artifício para tornar as corridas mais interessantes e fazer os desenvolvimentos das equipes menos desiguais, principalmente. Nesse viés, o Liberty Media propôs, em reunião durante o GP do Bahrein, modificações nas especificações do motor, como a remoção do MGU-H e o aumento da rotação em 3000 rpm, subindo para 18000, além de um teto orçamentário para os times trabalharem em faixas de valores menos distantes.
 
O chefe da Red Bull elogiou as ações que o Liberty tem promovido até agora, mas pontuou que fazer o regulamento de 2021 dar certo será o seu maior desafio.

“O risco que vejo é que se a FIA e o dono dos direitos não forem completamente na mesma direção, acabaremos com compromissos e regras ineficazes. Acho que deve haver uma clareza real no futuro sobre o que vai ser a categoria, quais serão as regras e o que ambas as partes devem aceitar ", afirmou Horner em entrevista publicada no site ’Motorsport.com’.

Christian Horner destacou a necessidade do alinhamento entre FIA e Liberty Media (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
"O Liberty Media pagou US$ 8 bilhões [cerca de R$ 31 bilhões] por esta categoria, eles têm que torná-la mais atraente com corridas fantásticas. Há problemas de custo e há problemas de entrada que precisam ser resolvidos. A FIA, como órgão regulador, tem que estar totalmente de acordo com isso. O que nos preocupa são os debates sobre onde as coisas vão em relação aos motores e em relação ao regulamento do chassi. Tudo parece estar se diluindo do que era o conceito inicial", completou.
 
Uma versão final do regulamento técnico era esperada para a semana passada, mas ainda não foi entregue. Um dos maiores objetivos dessas mudanças, em relação aos carros, é torná-los capaz de realizar um número maior de ultrapassagens durante as provas. 
 
Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, disse ao ‘Motorsport.com’ que não tem as mesmas preocupações de Horner a respeito do regulamento e do que ele apresentou até o momento.
 
"Geralmente, se você olhar para os objetivos, os de Christian [Horner] e os meus talvez sejam um pouco diferentes. Gostaríamos de colocar um pouco mais de ênfase na unidade de potência e Christian no chassi, o que pode mudar agora que a Red Bull se juntou à Honda”, declarou. 
Toto Wolff discordou de Christian Horner (Foto: Mercedes)
Wolff ainda afirmou que algumas coisas ainda precisam ser esclarecidas, mas espera que as próximas reuniões tornem mais acessíveis as informações sobre o que as equipes esperam para 2021.
 
“Transparência e um caminho claro são importantes. Precisamos saber o que acontecerá em 2021, como serão as regras em termos da unidade de potência e em termos do chassi, para fazer as coisas funcionarem e evitar um aumento nos custos no último minuto. Espero que com a próxima reunião haja mais contribuições e que saibamos um pouco mais a respeito", encerrou. 
 

 

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