Chefe da Red Bull reforça críticas sobre corridas com um pit-stop: “Sempre chatas”

Após os pilotos reclamarem, foi a vez de um dirigente questionar a qualidade das corridas com apenas uma parada nos boxes. Christian Horner não gostou do GP da Bélgica, no último domingo, e engrossou o coro de Lewis Hamilton e Max Verstappen

Durante o GP da Bélgica, no último domingo (30), a entrada do safety-car fez com que as equipes antecipassem a parada nos boxes para troca de pneus e, para alguns pilotos, essa foi a única do dia. A mudança forçada na estratégia gerou uma corrida de poucas emoções e algumas reclamações.

Lewis Hamilton foi um dos críticos. O hexacampeão afirmou “quer sempre atacar e apertar o ritmo”. Max Verstappen também reclamou ao dizer que “não teve uma tarde agradável” tentando salvar os pneus.
Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, engrossou o coro. O dirigente afirma que corridas com mais paradas nos boxes são imprevisíveis e melhores para o entretenimento dos espectadores.

“Acho que corridas com um pit-stop são sempre chatas. Acredito que precisamos de corridas com dois ou três pit-stops. No mundo ideal, o fundamental é aumentar as opções de estratégias nas corridas. Quase todo mundo escolheu uma parada na Bélgica, isso nunca vai produzir uma corrida empolgante”, declarou o austríaco.

Charles Leclerc foi um dos poucos a parar duas vezes em Spa: terminou em 14º (Foto: Ferrari)

“Isso [duas ou mais paradas] mistura a ordem, as estratégias. E acho que sempre vimos que corridas com uma parada, quando os pilotos tentam apenas conservar os pneus, são difíceis. É preciso criar uma maior variedade de estratégias entre os carros”, seguiu.

Michael Masi, diretor de provas da Fórmula 1, está em discussão com a Pirelli sobre os produtos para as próximas temporada e não acredita que apenas um pit-stop por corrida é a causa dos problemas na categoria.

“Acho que é um pouco exagerado ligar corridas com uma parada a corridas chatas, pois já vimos algumas serem muito empolgantes. É uma questão de perspectiva, uma noção que não concordo”, afirmou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.