Classificação da F1 após o GP de Miami
O grid de largada da F1 em Miami
A classificação da F1 em Miami
Classificação da F1 após a corrida sprint em Miami
Fórmula 1

Chefe da Sauber volta defender contratação de Gutiérrez e diz que fator financeiro é secundário

Monisha Kaltenborn, chefe da Sauber, voltou a defender contratação de Esteban Gutiérrez. Dirigente afirmou que fator financeiro tem um papel secundário para a equipe

 

Monisha Kaltenborn, chefe da Sauber, saiu mais uma vez em defesa da contratação de Esteban Gutiérrez pela equipe. Em entrevista à publicação britânica ‘Autosport’, a dirigente afirmou que não levará muito tempo para que o mexicano prove que não merece o rótulo de piloto pagante.
 
Gutiérrez estreou pelo time nesta temporada, substituindo Kamui Kobayashi. A chegada de Esteban, aliás, garantiu a continuidade do apoio da Telmex, empresa mexicana que estava com o time nos tempos de Sergio Pérez.
Chefe da Sauber afirmou que fator financeiro é secundário na escolha por um piloto (Foto: Sauber)
“Para nós, a nacionalidade não importa. O que importa no fim do dia é que ele seja um piloto rápido”, disse Kaltenborn. “Você tem de olhar para muitos aspectos. É claro que os times estão dando muito mais ênfase para as implicações comerciais que um piloto pode ter do que no passado”, reconheceu. 
 
“Você não olha apenas para o dinheiro que o piloto pode trazer, o que nós sempre fizemos, aliás, você olha para o talento do piloto”, reforçou. 
 
A dirigente lembrou que Pérez também recebeu o rótulo de piloto pagante, mas afirmou que não levou muito tempo para que o mexicano mostrasse que conquistou a vaga na F1 por conta de seu talento. 
 
“Quando fechamos com o Sergio, tinham muitos outros pilotos que vieram até nós, mas nós optamos por Sergio porque sentimos que ele é um piloto muito talentoso. Não demorou muito e, é claro, todo o mundo viu isso”, defendeu. “De repente, a ação era ok e ele não é mais um piloto pagante, como ele era visto no início. Com Kamui, não havia nenhum lado comercial envolvido e é exatamente a mesma coisa agora.”
 
“Primeiro de tudo você olha para o potencial de performance, aí você olha para o potencial comercial”, apontou. “Isso pode significar tanto que ele traga seu parceiro junto ou o quão vendável ele é”, continuou. 
 
Em suas duas primeiras provas na F1, Gutiérrez conquistou o 13º lugar na Austrália e o 12º no GP da Malásia. “Isso mostra o quão rápido ele se ajustou ao mundo da F1, porque é muito diferente de ser um terceiro piloto ou guiar no teste de jovens pilotos”, reforçou Monisha. “Acho que ele está mostrando uma performance muito boa”, concluiu.