Chefe da Toro Rosso acredita que novas regras não devem subverter equilíbrio de forças da F1

Para Franz Tost, as mudanças no regulamento técnico da F1 não devem promover uma revolução como a que aconteceu no início da temporada 2009 e levou a Brawn GP ao título inédito. Alto custo das novas regras deve manter times grandes na frente

O chefe da Toro Rosso, Franz Tost, discorda de quem pensa que as novas regras podem promover uma revolução no grid da F1. Na visão dele, o equilíbrio de forças da categoria em 2014 não será muito diferente dos últimos anos – nenhum time médio em 2012 ou 2013 será capaz de disputar o título.

“Não espero algo assim”, disse ao austríaco, fazendo referência à temporada 2009. Naquele ano, a introdução de novas diretrizes aerodinâmicas fez a Honda, rebatizada como Brawn GP, saltar do fim do grid para o topo do pódio na primeira corrida do Mundial.

Tost pensa que o equilíbrio de forças da F1 continuará mais ou menos o mesmo (Foto: Getty Images)

“Aquele foi um caso muito especial porque a Brawn venceu o campeonato por causa do difusor duplo. Não espero que algum time venha com uma solução tão surpreendente em 2014”, explicou.

“Espero que os times grandes fiquem à frente. Não espero que uma grande mudança, especialmente agora, já que eles possuem os recursos financeiros e o potencial humano para fazer quaisquer mudanças, o que você precisa fazer com um novo carro”, opinou.

Para Tost, “quanto mais dinheiro e mais recursos, mais sucesso você terá”.

Até aqui, a grande dúvida é saber se a Red Bull será capaz de ampliar sua sequência de títulos. Os tetracampeões mundiais começaram mal, em meio aos problemas do motor Renault, e completaram somente 21 voltas em quatro dias de testes no circuito de Jerez de la Frontera no fim de janeiro. A Toro Rosso, que também conta com propulsores franceses, é outra que tenta contornar essa situação.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.