Chefe de equipe da Red Bull afirma que clima atrapalhou desempenho dos pneus no GP da Austrália

Christian Horner confirmou que compostos não tiveram o desempenho esperado, o que prejudicou a corrida de Sebastian Vettel. Mesmo assim, ele comemorou a terceira posição ao final da primeira prova da temporada

 Especial F1 2013, a temporada que vem com rótulo de imprevisível

Sebastian Vettel conquistou a pole-position do GP da Austrália, mas, diferente do esperado, não venceu a prova. Apostando na estratégia, Kimi Räikkönen surpreendeu os rivais e ficou com a vitória da primeira etapa da temporada. Para Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, os pneus foram os principais culpados pelo desempenho abaixo do esperado do atual tricampeão da F1.

“Nós simplesmente não conseguimos aproveitar o melhor dos pneus hoje, por qualquer motivo que seja. Pelas condições [do tempo] e o que mais que fosse, nós ficamos um pouco fora [da disputa pela vitória]”, afirmou o diretor.

Horner afirmou que clima prejudicou o desempenho dos pneus (Foto: Red Bull/ Clive Mason/ Getty Images)

“Isso se tornou evidente na volta quatro ou cinco, porque Vettel teve uma boa largada e construiu o que esperávamos, e ficou bastante claro que o carro perdeu desempenho. Isso nos obrigou a mudar para uma estratégia de três paradas. E quando você corre com um pouco de tráfego, o pneu piora o desempenho”, continuou.

Mas apesar dos problemas, a terceira colocação do alemão foi comemorada pelo diretor, que fez questão de elogiar o desempenho de Räikkönen na corrida em Melbourne. “Acho que as condições [do clima] foram um fator significativo hoje e nós apenas ficamos fora. Considerando tudo, a terceira posição foi um resultado muito, muito bom”, falou.

“Kimi foi a única combinação de carro e piloto que poderia fazer duas paradas e isso foi evidente a partir da metade da prova. Para enfatizar esse ponto, ele fez a volta mais rápida com um pneu mais velho do que qualquer outro. Então, penso que nós aprendemos muita coisa hoje e espero que não seja tão frio na próxima semana”, finalizou.
 

 A classificação do Mundial de Pilotos
 A classificação do Mundial de Construtores

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube