Chefe diz que Toro Rosso fez “melhor temporada na F1 até agora”, mas pede maior confiabilidade em 2016

Comandante da equipe de Faenza, Franz Tost entende que a temporada de 2015 foi ainda melhor em relação ao ano de 2008, quando a Toro Rosso conquistou sua primeira e única vitória na F1, porque, diferente daquela oportunidade, hoje o time constrói seu próprio carro. Entretanto, a escuderia acabou sendo prejudicada, sobretudo pela falta de confiabilidade do motor Renault em boa parte do ano

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Embora tenha finalizado a temporada 2015 do Mundial de F1 duas posições abaixo do objetivo traçado, a Toro Rosso desempenhou a melhor temporada na sua história. Quem avalia é o chefe da equipe de Faenza, o austríaco Franz Tost. A Toro Rosso finalizou o Mundial de Construtores em sétimo lugar, sendo superada entre as equipes do meio do grid por Lotus e Force India. No começo do ano, Tost chegou a dizer que a meta do time era o quinto lugar, mas a Force India teve uma evolução muito significativa na metade final de 2015 e não deu a menor chance para os outros times do pelotão intermediário. Mas, no fim das contas, o balanço ainda é positivo para a escuderia italiana, mesmo sofrendo com muitos problemas de confiabilidade.
 
Em entrevista ao site norte-americano ‘Motorsport.com’, Tost definiu a temporada 2015 “como uma das melhores para nós”, e justificou, citando o ano em que a Toro Rosso logrou sua primeira e única vitória na F1, com Sebastian Vettel, no GP da Itália daquela temporada.
Embora feliz com o t rabalho da Toro Rosso em 2015, Tost quer maior confiabilidade no ano que vem. Sainz foi quem mais sofreu nesta temporada (Foto: Getty Images)
“Claro que 2008 foi especial, mas em 2008 tínhamos um carro projetado pela Red Bull e debaixo da liderança de Adrian Newey. Este ano tivemos nosso próprio carro, desenhado e construído sob as ordens de James Key, nosso diretor técnico, e portanto esta temporada é a melhor para nós até agora”, comentou o dirigente.
 
“Somamos 67 pontos, que é o dobro de pontos que somamos no ano passado, e devo dizer que a temporada, desde o ponto de vista de performance, foi bastante boa”, acrescentou Tost.
Em algumas oportunidades, a Toro Rosso andou à frente da poderosa coirmã Red Bull (Foto: Getty Images)
Dos 67 pontos conquistados pela Toro Rosso, 49 vieram pelas mãos de Max Verstappen, melhor estreante do ano na F1, e outros 18 com Carlos Sainz Jr. O espanhol foi quem mais sofreu com a falta de confiabilidade, sobretudo dos motores Renault, chegando a abandonar quatro corridas em sequência entre os GPs de Áustria e Bélgica. Sainz, por exemplo, mal teve a chance de correr no Brasil, novamente por conta de uma quebra na sua unidade de potência.
 
Em 2016, a Toro Rosso realizou uma importante mudança neste sentido. A Renault deixa de ser a fornecedora de motores, permitindo que a Ferrari regresse à Toro Rosso, resgatando uma parceria vitoriosa. Na próxima temporada, a fábrica de Maranello vai entregar à equipe italiana os motores com a versão usada por Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen em 2015.
 
Na visão de Tost, é fundamental que a Toro Rosso evoluía e permita uma maior confiabilidade em 2016. “Quanto à confiabilidade, não foi boa, tivemos muitos abandonos por motivos distintos, então devemos trabalhar consistentemente nesta questão para evitar um número parecido de abandonos no ano que vem”, finalizou o chefe da equipe de Faenza.
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

E se os carros de F1 forem como este que a McLaren desenhou?http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/video-mclaren-apresenta-visao-de-f1-do-futuro-com-revolucionario-modelo-conceitual-mp4-x

Posted by Grande Prêmio on Quinta, 3 de dezembro de 2015

PADDOCK GP EDIÇÃO #9: ASSISTA JÁ

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.