Chefe da Mercedes muda tom e já admite que Leclerc está no radar “a longo prazo”

Toto Wolff vê Charles Leclerc "totalmente fiel à Ferrari" no momento, mas reconheceu que o monegasco é um nome que precisa estar sempre no radar das equipes

O papo entre Toto Wolff e Charles Leclerc no aeroporto em Melbourne pode até ter se resumido em Starbucks e outras trivialidades, mas o chefão da Mercedes já admite que, sim, o monegasco está no radar a equipe. Mas nada de imediato: o interesse em Leclerc é a longo prazo.

O dirigente austríaco falou sobre o assunto ao portal Crash.net e mais uma vez reiterou que, por ora, a base em Brackley está totalmente comprometida com Lewis Hamilton e no desenvolvimento do W14. Mesmo assim, um piloto como o atual vice-campeão da Fórmula 1 é alguém para “sempre se ter no radar”, nas palavras de Wolff.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Toto Wolff já mudou o discurso e admitiu que, sim, Leclerc é um nome que interessa a Mercedes (Foto: Steve Etherington/Mercedes)

“Acho que ninguém duvida das habilidades de Charles”, começou Toto. “A única vez que conversamos foi para descobrir qual era o portão de embarque quando estávamos no aeroporto em Melbourne. Até onde eu sei, ele está totalmente comprometido e é fiel à Ferrari, ao seu contrato, e estamos totalmente comprometidos com Lewis também”, frisou.

“Charles é um grande cara, e num futuro a longo prazo, é alguém que você sempre tem de ter no radar, isso está claro. Não pensamos nele a curto ou médio prazo. Lewis se sente muito forte, e temos essa mesma sensação com ele”, acrescentou.

O rumor sobre uma possível ida de Leclerc para a equipe alemã ganhou força semana passada na imprensa italiana, após o jornalista Leo Turrini, colunista do site Quotidiano Nazionale, afirmar que as conversas entre o piloto e a Mercedes existem e são de conhecimento de todos. O #16, no entanto, tratou de esclarecer que, “no momento”, a marca de Stuttgart ainda não o procurou.

A vaga em questão na Mercedes, no caso, seria a de Hamilton, que tem contrato até o final deste ano (enquanto o acordo entre Leclerc e Ferrari é até 2024). O heptacampeão, aliás, também foi questionado sobre as recentes especulações, mas deu de ombros, garantindo que “a situação dos outros pilotos não afeta muito o meu futuro”.

Wolff já disse em entrevistas recentes que o seu plano A é Hamilton, evitando falar em substitutos para o heptacampeão. Aos 38 anos, Hamilton parece muito mais próximo da aposentadoria, mas não sem antes ter a chance de brigar pelo seu oitavo título na elite do automobilismo mundial, e Toto sabe que precisa dar um carro à altura de sua grande estrela o quanto antes.

“Não vamos lutar pelo campeonato este ano, pelo que parece, e sobre Lewis, precisamos dar a ele um carro com o qual ele possa ser campeão. Esperamos vencer corridas ao menos nesta temporada para, depois, contar com uma base que seja capaz de vencer o oitavo título. Ele está muito motivado, e correr é o que mais gosta. Ele tem sido um dos nossos pilares na última década”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.