Chefe vê preparação da Haas “de acordo com planejado” e diz que carro não vai ficar pronto mais cedo que das rivais

Gunther Steiner, chefe da Haas F1, afirmou que a preparação da equipe novata de 2016 está seguindo o plano e cada vez mais próxima da parceira Ferrari. Ainda disse que a Haas não tem qualquer interesse nas negociações da Marussia. Por fim, garantiu que o carro da equipe não vai ser montado mais cedo que o dos rivais, porque a equipe perderia os avanços tecnológicos alcançados no ínterim

O chefe da Haas F1, Guenther Steiner, mostra confiança com o trabalho que a equipe está fazendo. A alguns meses de utilizar a fábrica da Marussia, em Branbury, arrendada ainda no ano passado, o time norte-americano logo vai ter uma base europeia onde avançar. E de acordo com Steiner, apesar do trabalho visando a estreia em 2016, o carro da Haas não será conhecido antes dos das demais equipes.
 
Segundo o chefe, o trabalho de momento é junto da Ferrari, que tem o conhecimento de causa que ainda falta ao time de Gene Haas. Gunther contou que o desenho do carro estpa restes a começar e fez questão de ressaltar que não existe atraso.
 
"Tudo está de acordo com o planejado. Estamos próximos de nos mudarmos para o prédio e trabalhando bem próximos à Ferrari. Temos que fazer isso. Eles possuem o conhecimento, e queremos fazer construir nosso planejamento. Está indo bem", disse.
 
"Logo começamos o desenho do carro. O plano está sendo executado. Há sempre uma pressa de último minuto e algo que talvez seja problemático, mas corrida é assim. Precisamos ter um bom time para vencer as barreiras. Não há dúvida que estaremos na pista em 2016", seguiu.
Guenther Steiner (Foto: Getty Images)
No entanto, Steiner negou qualquer envolvimento da Haas na negociação que a Marussia atualmente se diz envolvida, ainda afirmou que não há interesse da equipe novata em mais que a fábrica e no máximo alguns equipamentos da Marussia.
 
"Não há envolvimento por parte da Haas. Compramos a fábrica, talvez compremos algum equipamento de teste que eles tenham, mas nada demais. Não compramos a marca ou qualquer propriedade intelectual. Estamos desenvolvendo nosso próprio carro", afirmou.
 
Steiner garantiu que a Haas não vai montar o carro de 2016 antes das outras equipes, apesar de estar se preparando apenas para isso enquanto as adversárias lidam com 2015. Segundo ele, se fizesse a produção do carro meses antes das demais, a Haas ficaria atrás em termos de tecnologia desenvolvida durante o ano.
 
"Não vamos ter um carro antes dos outros. Não queremos, não faz sentido. Você faz um carro que será obsoleto antes de ser usado. Queremos construir o mais tarde possível para aproveitar o máximo de desenvolvimento. Se fizermos um carro só para testar, gastamos muito que não vai valer grande coisa. Vamos testar em 16 de janeiro, assim como todos", seguiu.
 
Sobre pilotos, Steiner se distanciou. Falou que não pensa nisso no momento. Para começar a escolher candidatos, a Haas precisa saber como vai estar o mercado quando o final do ano se aproximar.
 
"É difícil. Não sabemos quem vai estar no mercado nos próximos quatro meses. Há muitos pilotos por aí, e ainda não começamos a procurar, porque queremos saber onde o mercado está indo e alcançar. Queremos ver como os pilotos estão, quem está sem contrato. Deixaremos a decisão para o terceiro quarto do ano", encerrou.
 
Enquanto a Haas se prepara para seu primeiro ano em 2016, a temporada 2015 inicia em 15 de março, com o GP da Austrália.
 
SOB NOVAS CORES

A Sauber terá uma nova pintura na temporada 2015 da F1 – uma bem parecia com a que a Carlin, da GP2, teve em 2014. Não é coincidência que as duas equipes têm em comum Felipe Nasr como um dos pilotos. O novo layout vai divulgar o patrocínio do Banco do Brasil. Assim, o carro suíço vem azul e amarelo neste ano, pode confirmar o GRANDE PRÊMIO.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

A PRIMEIRA IMAGEM
Dentro da proposta de mostrar pequenos detalhes do novo carro para a temporada 2015 da F1, a Ferrari divulgou um vídeo, de apenas 15s, que revela Sebastian Vettel já dentro da criação deste ano da icônica equipe italiana.
 
A COISA ESTÁ FEIA

Em situação falimentar, a Sauber pena para desenvolver o C34 porque usou todo o dinheiro que recebeu de Felipe Nasr, Marcus Ericsson e a FIA para pagar o que devia. Não fosse a Ferrari a parceira que é, a equipe suíça teria caído fora do campeonato junto com a Caterham e a Marussia. O GRANDE PRÊMIO conta os bastidores da escuderia que vai ter de se virar para tentar alinhar seus carros no GP da Austrália, daqui 50 dias.

Leia a reportagem exclusiva do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.